• Avatar do usuário
#76592
“A pior cegueira é a mental, que faz com que não reconheçamos o que temos à frente." A afirmação atribuída ao escritor português José Saramago, representa explicitamente o comportamento da sociedade perante os impactos causados pelos efeitos da relação entre a humanidade e as tecnologias no século XXI, já que a falta de reflexão do corpo social garante a invisibilidade destes efeitos, que permanecem sem resolução. Assim, tem-se a dependência tecnológica como origem deste quadro negativo. Nesse sentido, entre os fatores que aprofundam essa situação, estão a busca por prazeres momentâneos e o imediatismo.
De início, é notório que existe uma grande irracionalidade diante da exposição da sociedade às tecnologias, pois, ao pensar que tudo pode ser realizado por um dispositivo eletrônico, o ser humano somente pensa na comodidade de realizar uma ação a distância. A “Atitude Blasé”, termo proposto pelo sociólogo alemão George Simmel, no livro “The Metropolis and Mental Life”, ocorre quando um indivíduo passa a agir com indiferença em situações nas quais ele deveria prestar atenção. Em contrapartida, o cidadão deve tomar consciência de que a tecnologia não é o único modo de resolver algo.
Mormente, a necessidade de fazer ou obter respostas rapidamente, contribui para o confeccionamento de uma nação extremamente dependente. Nesse sentido, é lícito referenciar Zygmunt Bauman, filósofo e sociólogo polonês que afirma o seguinte: “As redes sociais são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.” De maneira análoga, os cidadãos se conformam com o prazer de resolver conflitos o mais breve possível, por meio de respostas fornecidas pelos aparelhos digitais, mesmo que isto não agregue valor, o que pode vir a reduzir a capacidade mental, já que não estimula a mente.
Destarte, medidas são necessárias para resolver o impasse. É mister que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, por meio de verbas parlamentares, promova palestras e campanhas com o fito de amenizar o problema a curto prazo. Somente assim, os efeitos da relação entre a humanidade e as tecnologias do séc. XXI poderão ser amenizados, visando uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, a realidade retratada por José Saramago ficará apenas na Literatura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Percebe-se que no Brasil, de alguns anos pra c&aac[…]

A humanidade no decorrer da história tem lu[…]

Athesui maiconpgtu anaclaradll jheromagn[…]

O artigo 6º da constituição fed[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM