• Avatar do usuário
#64230
"Se eu tivesse que escolher entre um governo sem imprensa e uma imprensa sem governo, não hesitaria em escolher a última. Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, expõe sua opinião sobre a liberdade de informação jornalística e a partir dessa concepção, faz-se refletir a respeito dos efeitos da limitação da liberdade de imprensa no Brasil, afinal é ela que informa, delata, influencia e conscientiza as pessoas a fim de colaborar com os interesses públicos. Por essa mesma razão, existe uma constante vontade de limitar o poder de comunicação desse veiculo de informação gerando repercussões problemáticas. Portanto, analisar tão fato e seus impactos na sociedade é de suma relevância.

A priori, é necessário compreender quão relevante é que a imprensa informe todos os interesses públicos de forma que seja base para todo Estado Democrático. 'A imprensa é a vista da Nação, por ela é que a Nação acompanha o que lhe passa ao perto e a longe, enxerga o que lhe maldizem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que sonegam, ou roubam", a frase de Rui Barbosa traduz a necessidade que a imprensa tem de informar a sociedade para que a mesma não seja manipulada ou acobertada por autoridades. Ademais a criticidade jornalística foi criada para a conscientização sobre a realidade pública então deve ser algo verdadeiro e que a ajude a mudar aspectos sociais negativos. Logo é imprescindível que todos busquem apoiar essa atividade.

Além disso, os impactos da limitação da liberdade de imprensa são descomunais. Rogério Christofoletti, professor do departamento jornalístico da Universidade Federal de Santa Catarina, afirma que toda a afronta a liberdade de imprensa, seja na forma de censura, perseguição, agressão ou impedimento do livre exercício do jornalismo afeta a sociedade de maneira que os poderosos façam prevalecer suas próprias versões, que possuem interesses privados, escondendo malfeitos e crimes, buscando controlar a informação a ser passada. Desse modo, constrói-se uma sociedade totalmente alienada aos interesses privados do Poder Público sem que saiba o quanto é abusada por ele. A partir disso, é necessária uma mudança total de cenário para que a comunidade não fique desprovida da veracidade dos fatos.
Portanto, a fim de assegurar a liberdade de imprensa no Brasil, cabe ao Congresso Nacional- composto pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federa- aperfeiçoar as leis existentes a respeito dessa pauta através de seu poder legislativo e criar uma lei imutável que obrigue as autoridades dos país apoiarem a liberdade de imprensa justa e verdadeira. Além disso, cabe a sociedade apoiar a liberdade de expressão e imprensa desde que real com a situação do Brasil a fim de não serem enganados e estarem ciente de tudo. Dessa forma, a frase de Rui Barbosa passará a ser o pensamento de muitos brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

vc escreve muito bem parabéns!! eu achei d[…]

O ABANDONO E A EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL////[…]

jherodrigues quando tiver tempo se puder corrigir[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM