Primeiramente, a negligência estatal foi o primeiro obstáculo a ser vencido. Segundo o filósofo romano Cícero, "o maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade". Sob essa perspectiva, nota-se que a ação governamental em constituir uma legislação, que penaliza o crime de dirigir sob efeito de álcool, e fiscalize a aplicação dessa lei é fundamental para a resolução de uma problemática, tal qual o alto índice de acidentes ocasionados por motoristas que consomem álcool antes de dirigir.
Ademais, é preciso conscientizar a sociedade acerca do tema. Dessa forma, segundo o imperativo categórico de Kant, cada indivíduo deve agir de forma que sua ação seja transformada em lei universal. Nesse sentido, é necessário conscientizar a população sobre os danos que dirigir após ingerir bebida alcoólica pode provocar. Pois somente desse modo que cada pessoa poderá ter noção do risco oferecido para próprio e para a vida das pessoas que poderão sofrer um acidente, levando um longo tempo para recuperarem-se ou até mesmo levando à morte.
Portanto, para dar continuidade ao que foi iniciado pela lei seca, é preciso investir em atitudes conscientes dos condutores. A direção da polícia militar, responsável pelas operações da lei seca em várias partes do Brasil, deve realizar campanhas acerca do tema por meio de visitas em locais onde pessoas reúnem-se para consumir bebidas alcoólicas. Assim, fazendo a abordagem em um local oportuno e de forma mais leve será possível alcançar o objetivo de alertar os condutores de veículos, contribuindo para maior prevenção contra acidentes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.