Por Ender
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#76235
Segundo o romancista Adriano Suassuna, “Existe uma injustiça secular capaz de dividir a sociedade brasileira em duas vertentes: a dos privilegiados e a dos despossuídos”. Nesse sentido, a ideia do dramaturgo brasileiro, aplica-se nos efeitos da elitização dos espaços públicos, uma vez que tal ação consiste na exclusão de pessoas de baixa renda. Em suma, essa problemática é ocasionada em virtude da lógica capitalista e da negligência governamental, que indubitavelmente precisam ser corrigidas.
Em primeira análise, é necessário discutir a influência capitalista sobre as transformações urbanas. Consoantemente, o filósofo polônes Zygmunt Bauman, diz que o mundo hodierno está condizente ao objetivo de adquirir lucro. Em consequência, observa-se, nos espaços urbanos brasileiros, a concretização da teoria de Bauman. A exemplo disso, o Morro do Vidigal no Rio de Janeiro, possui o privilégio da paisagem litorânea. Contudo, nem todos se beneficiam da vista, pois os prédios de elites são locados na melhor localização, enquanto a classe baixa, reside nas favelas em más condições sociais.
Ademais, esse empecilho é motivado pela negligência governamental. Diante disso, a Constituição Cidadã de 1988, garante o direito à igualdade sem distinção de qualquer natureza. Sobretudo, a Lei não evita os efeitos da elitização dos espaços públicos. Nessa lógica, percebe-se nas cidades brasileiras, que pessoas de melhor renda social ocupam os ambientes privilegiados, excluindo a população de baixa renda. Sobre isso, o site “Mediun.com” publicou um artigo com o tema “A ilusão do direito à cidade", o qual relata que, com o Estatuto da Cidade, criado em 2001, a paisagem é garantida a mais-valia. Notavelmente, o negligenciamento do Governo, motiva a desigualdade entre classes.
Portanto, cabe ao Governo Federal investir na indenização das pessoas afetadas pela elitização dos espaços públicos. Isso, poderá ser realizado por meio de programas sociais que garantem os direitos básicos como saúde, moradia, educação, lazer entre outros, que em virtude da negligência e do capitalismo acabam afetando menos a classe de baixa renda. Além disso, terá como objetivo, evitar os efeitos negativos da gentrificação e auxiliar a população mais afetada por essas mudanças nos ambientes urbanos, e assim extinguir a injustiça secular que divide a sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
445 Exibições
por jean24062004
1 Respostas 
88 Exibições
por Gaabriel099
0 Respostas 
103 Exibições
por annesuelly
0 Respostas 
234 Exibições
por samareous
2 Respostas 
316 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
136 Exibições
por juvieira
as favelas brasileiras na dinâmica das cidades
por davi06    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por davi06
1 Respostas 
176 Exibições
por Jhennifer202
0 Respostas 
175 Exibições
por Zaryguinn
Economia Sustentável nas Cidades do Grande ABC
por Bvas    - In: Outros temas
0 Respostas 
55 Exibições
por Bvas

Na canção da cantora brasileira, Mar[…]

No Brasil que vivemos,vem aumentando os casos de v[…]

Na obra “Utopia”, do escritor ingl&eci[…]

Democratização do cinema

Na Constituição federal há um[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM