Por Thami234
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#51882
"Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é virar o opressor", a frase dita pelo educador Paulo Freire, diz muito a respeito sobre os efeitos que a educação causa, não só na vida pessoal do cidadão, mas também na sociedade como um todo. Mesmo a Constituição Federal garantindo o direito à educação de qualidade no artigo sexto, é notável, que muitos indivíduos brasileiros não conseguem de fato, ter acesso a essa lei.
Além disso, o Brasil investe menos de dez por cento do PIB na educação, o que resulta na falta de material didático, baixo número de escolas públicas, falta de alunos preparados para o mercado de trabalho e faculdade, salário baixo para professores, pouca remuneração para suprir necessidades básicas, necessárias para um ensino de qualidade, entre outros problemas que impedem o Brasil de progredir, e se tornar uma grande potência mundial.
De acordo com o educador Paulo Freire, nós precisamos da educação para mudar a sociedade. Podemos tomar o Japão como um grande exemplo, da veracidade desses fatos, já que no século xx, o mesmo estava passando por uma grande crise devido a Segunda Guerra Mundial, mas fizeram um grande investimento na educação, e graças a isso, se tornou uma das maiores potências mundiais.
Por fim, é evidente, que a educação no Brasil é uma pauta de grandes desafios, por isso há muito para ser feito, começando pela iniciativa que o Governo deve tomar. Ao investir mais no processo de qualificar os educadores, otimizar estruturas escolares, para assim, garantir mais segurança e conforto, financiar pesquisas, investir na tecnologia, entre outros, certamente haverá uma mudança drástica e efetiva, na vida de estudantes, educadores e obviamente, na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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