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#83556
No livro "1984", do memorável escritor George Orwell, é retratado um evento denominado como "Dois Minutos de Ódio", no qual a nação direciona através de uma tela ofensas ao personagem Goldstein, considerado um inimigo do governo. Fora da ficção, é fato que a realidade demonstrada na trama pode ser comparada com o atual cenário brasileiro, uma vez que diversos internautas usam as mídias sociais para expressarem sua raiva contra celebridades e pessoas anônimas. Diante disso, percebe-se que, apesar da "internet" ter possibilitado debates sobre assuntos importantes, a má utilização desse mecanismo digital promove o aumento da intolerância e limita o pensamento individual. Nesse sentido, torne-se fundamental o análise dessas questões, de modo a serem definitivamente compreendidas e resolvidas.
Em primeiro lugar, deve-se destacar que, embora a cultura do cancelamento tenha surgido com o intuito de obter justiça em prol dos grupos minoritários, o movimento transformou-se em um instrumento de opressão. Sob essa ótica, por exemplo, na série "Black Mirror", são narradas pessoas que por meio da hashtag "MorteAfulano" definiam quem deveria morrer por abelhas androinds. Paralelamente, no contexto contemporâneo, os usuários realizam atitudes intolerantes ao fazerem comentários maldosos sobre cidadãos que possuem visões diferentes da opinião majoritária ou que fizeram algo considerado inadequado pelo público. Logo, sem uma modificação desse quadro a problemática permanecerá prejudicando a ressocialização das vítimas.
Ademais, é necessário analisar como que o empecilho afeta autonômia intelectual. De acordo com o Erving Goffman, os indivíduos seguem condutas e práticas coletivas, independente do que pensam, por acharem que dessa maneira eles serão aprovados pela população. Tal preceito afirma que, no mundo atual, em função dos novos meios de comunicação, os sujeitos são cada vez mais induzidos a deixarem de ser donos das suas próprias palavras e se adequarem conforme as tendências, para não serem "cancelados". Sendo assim, é notório que esse problema deve ser resolvido para que o pensamento individual não seja mais restringido.
Portanto, fica evidente a necessidade de novas providências para solucionar o impasse. Para tanto, em parceria com o Ministério das Comunicações, o Ministério da Educação e Cultura deverá implementar nas escolas e nas mídias sociais, por meio de verbas governamentais, palestras e campanhas administrados por psicólogos, que expliquem sobre as consequências do "Cancelamento", a fim de conscientizar a nação. Desse modo, será possível constituir uma sociedade mais tolerante, fazendo com que a realidade apresentada na obra literária "1984" continua somente na ficção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#83605
Parabéns pela sua redação, teve alguns errinhos na competência 1 e faltou argumentar um pouco mais no primeiro desenvolvimento, mas de resto sua redação está perfeita, melhorando esses poucos detalhes estará a caminho da nota 1000! :)
#83715
Correção flash • Modelo ENEM

Usuário: @xIsabellasz

C1 (160) • Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2 (200) • Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3 (160) • Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4 (200) • Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5 (200) • Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.


Nota: 920
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