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Desde a intensificação da industrialização, vem ocorrendo inúmeros desastres ambientais no Brasil. Estes eventos se intensificaram a partir de 2010 e causam danos ao meio ambiente e as comunidades próximas. Desse modo, torna-se pertinente entender como esses danos são causados.
Ao se examinar locais onde ocorreram desastres, nota-se alterações na vegetação e consequentemente na vida dos animais que ali vivem. Os efeitos gerados reverberam por anos e demandam muito tempo para serem reparados, quando possível. As queimadas na Amazônia que ocorreram em 2019 mudaram completamente o clima da região, e em consequência o Brasil, pois é lá que se origina uma das massas de ar úmido durante o verão. Ademais, os fogo gerou grande quantidade de dióxido de carbono, que causa grandes danos a camada de ozônio. Além disso, os desastres destroem a massa vegetativa até um ponto onde se torna muito difícil o reflorestamento, pois a camada nutritiva é removida o que ocorre frequentemente em rompimentos de barragens e incêndios.
Enquanto os efeitos relacionados ao ser humano, são em sua maioria aqueles que atingem a salubridade do local, a renda das famílias próxima e a moradia das pessoas. Durante o ano de 2019, o vazamento de petróleo ocorrido afetou a qualidade do pescado e deixou pescadores autônomos em uma crise financeira. Os desastres ambientais afetam de maneira direta ou indireta as pessoas próximas, pois afetam diretamente o meio ambiente, seja liberando resíduos tóxicos nas nascentes ou dióxido de carbono na atmosfera.
Dado exposto, o Ministério do meio ambiente e o Ministério da infraestrutura deverão analisar os projetos de construções de prédios e veículos de transportes que apresentem grande potencial de danos ao meio ambiente. Para isto, deve-se implantar funcionários desses ministérios em tais projetos, com a finalidade de diminuir a chance de erros e criarem estratégias para evitar grandes danos nas áreas próximas á estrutura que será criada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

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