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#45675
O filme “O poço” retrata uma cadeia vertical, em que os que se localizam perto do topo possuem mais privilégios do que os que ficam embaixo, como o acesso aos melhores alimentos, tal fato podendo ser associado às divergências entre ricos e pobres. Analogamente, a educação brasileira se baseia, atualmente, ao capital dos indivíduos, ou seja, há um ensino de qualidade àqueles que possuem alta renda, tendo acesso às escolas particulares. Dessa forma, todos que dependem, exclusivamente, da educação pública se prejudicam, já que essa ainda não é qualificada, pelo fato da aprendizagem ter se tornado, em partes, privatizada e pelo baixo investimento do Estado nessa.

Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções. Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.

Em segundo plano, o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino. Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior, a fim de exemplo.

Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação deve investir mais em escolas públicas, por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias, fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital. E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#45878
Contextualização
Apresentação do tema
Tese
Tópico Frasal
Dados
Argumentação
Arrematação da Tese
Arrematação de tese na conclusão
Elementos da proposta de intervenção
Frase de efeito
Termos coesivos
Comentários

O filme “O poço” retrata uma cadeia vertical, em que os que se localizam perto do topo possuem mais privilégios do que os que ficam embaixo, como o acesso aos melhores alimentos, tal fato podendo ser associado às divergências entre ricos e pobres. Analogamente, a educação brasileira se baseia, atualmente, ao capital dos indivíduos, ou seja, há um ensino de qualidade àqueles que possuem alta renda, tendo acesso às escolas particulares. Dessa forma, todos que dependem, exclusivamente, da educação pública se prejudicam, já que essa ainda não é qualificada, pelo fato da aprendizagem ter se tornado, em partes, privatizada e pelo baixo investimento do Estado nessa.( Boa! Contextualiza, apresenta o tema e a tese!)


Primordialmente, é preciso salientar que o aprendizado se tornou um produto do capitalismo, isto é, visto como lucro e como forma de se obter poder. De acordo com o filósofo Karl Marx, todas as relações humanas podem ser explicadas pelas disparidades econômicas, e que através dessas sempre haverá o sujeito dominante, que consegue ter acesso a tudo e a todos, por meio do dinheiro, e o dominado que se submete àquele, por falta de opções. Diante disso, a privatização do ensino fez com que quanto mais capital investido, melhor será a educação do indivíduo, percebe-se, portanto, que nos colégios particulares há melhores materiais e infraestrutura.( Nesse desenvolvimento sua argumentação está rasa e superficial. Aconselho que ela deva ser maior que o repertório. Faltou arrematar a tese !!)

Em segundo plano,( Faltou o tópico frasal!!) o artigo 6º da Constituição garante a educação como um direito social de todos. Entretanto, esse direito ainda não foi concretizado, já que os órgãos do Estado, como o Ministério da Educação, não investem de maneira eficiente nas instituições públicas de ensino. Consequentemente, professores e alunos são prejudicados, já que os primeiros não recebem seus devidos salários, tendo que se recorrerem a greves, e os segundos apresentam dificuldades em ingressar no ensino superior, a fim de exemplo.( Essa sua argumentação está melhor e pertinente. Logo, falta o tópico frasal e a arrematação de tese!!!)


Em síntese, para que haja uma educação pública de qualidade, o Ministério da Educação( Agente) deve investir mais em escolas públicas( Ação), por meio da organização do corte de gastos em instituições que não necessitam tanto e o depósito nas precárias( meio), fazendo com que se diminua a longo prazo a necessidade do ensino particular e as disparidades educacionais à cerca do capital.( Finalidade) E, dessa maneira, concretizando o direito social citado na Constituição.( Faltou o Detalhamento da Proposta!)

Sua redação precisa ser trabalhada. Estude argumentação, arrematação de tese, tópico frasal e proposta de intervenção.
No mais,é só!!

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Eu corrigi a redação, caso nã[…]

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