Por Joaovit
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Historicamente, com o passar das décadas, a educação no meio populacional se torna mais democrática e acabou sancionando diversos problemas estruturais, políticos ou econômicos em diversos países do globo. Pois, com a valorização do ensino de base, a mão de obra qualificada torna-se competente para atender o mercado interno e externo. Entretanto, no Brasil, ainda há um déficit na educação, ocasionado pelo não investimento em redes públicas de ensino, gerando uma mão de obra desqualificada e o aumento das evasões escolares.
Diante desse cenário, a educação deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. No entanto, são necessários subsídios para que a população colabore com a economia do pais futuramente, como uma boa infraestrutura nas redes públicas e particulares de ensino, o que em muitas situações não ocorre, em muitas escolas públicas os alunos encontram-se em situações desfavoráveis para aprender, com sua estruturação precária, oferecendo riscos aos professores e alunos, contrapondo-se ao Contrato Social de John Locke, afirmando que a população deve confiar no Estado, que em troca, teria seus direitos garantidos. Todavia, na prática, não há garantia desses direitos sociais, no qual é previsto na constituição de 88.
Ademais, o educador Paulo Freire em sua Terceira Carta Pedagógica afirma que: “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade mudará”. Sob essa ótica, a sociedade brasileira tende a ser mais desigual, por tonar-se um país que para ter uma educação de qualidade, depende-se das redes particulares, o que restringe uma parte significativa da população, pois, colégios particulares, muitas vezes, tem sua mensalidade altíssima, impedindo o ingresso de camadas sociais mais baixas. Gerando assim, a evasão escolar, favorecendo ao aumento de mão de obra desqualificada, uma vez que, a população de baixa renda não conclui o ensino básico e nem superior.
Em suma, para que a problemática acima seja erradicada, o Ministério da Educação, órgão responsável pela execução da Política Nacional de Educação (PNE), precisa melhorar a infraestrutura das escolas públicas no Brasil, por meio das aplicações de verbas, atualizando materiais didáticos e adequando o sistema às diferentes realidades dos brasileiros, uma vez que, as regiões interioranas possuem condições, em sua grande maioria, mais precárias que nos centros urbanos, para que os brasileiros se tornem aptos às exigências do mercado. Além de, as secretarias da cultura, por intermédio das Leis de Incentivo à Cultura (LIC), deve disseminar campanhas socioeducativas em escolas e meios midiáticos sobre a importância e benefícios da permanência na escola no futuro, a fim de evitar a evasão escolar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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