Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120385
O filósofo Hans Jonas, em "princípio de responsabilidade", enfatiza que a sobrevivência da humanidade depende do esforço coletivo para cuidar do planeta e, assim, assegurar o futuro. De modo análogo, nota-se por parte do Governo e da população uma desvalorização do meio ambiente, indo contra o pensamento do filósofo, uma vez que há a necessidade de desenvolver uma educação voltada para um consumo sustentável. Isso porque um egoísmo, onde os livros são priorizados, foi gerado e sustentado não só pelo descaso governamental, mas também pelas lacunas educacionais.

Diante desse cenário, é notório que o descaso do governo amplia a problemática, visto que a má administração impossibilita o desenvolvimento de ideias para uma sociedade mais sustentável, onde tenha produtos biodegradáveis e serviços de reciclagem. Sob essa ótica, cabe mencionar os conceitos históricos criados pela Alemanha do século XX, denominado “Sociedade cotovelo”, que se baseiam em uma ordem social na qual o egoísmo, a crueldade e os interesses próprios prevalecem. Nesse sentido, observa-se na sociedade brasileira a predominância dos interesses e egoísmo dos governantes que, por sua vez, deixam de investir em incentivos de práticas sustentáveis, visando apenas a economia do país. Logo, é inaceitável que esse egoísmo persista.

Ademais, as falhas na educação se tornam mais um obstáculo devido à ineficiência no papel de conscientizar e ensinar sobre reciclagem e reutilização, dessa forma, aumentando os impactos ambientais. Segundo o filósofo Confúcio, “Não corrigir as nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”. Nesse contexto, vale ressaltar a colonização do Brasil, período marcado por uma grande exploração da natureza, da qual, seguindo o ponto de vista do filósofo, persiste até os dias atuais devido à normalização, o que consequentemente se torna um novo erro -o consumo exagerado dos recursos naturais-. Nesse viés, cabe à escola ensinar sobre a importância do meio ambiente para que as crianças não cometam o mesmo erro no futuro.

Portanto fica evidente a necessidade de medidas para amenizar os impactos do consumismo. Para isso, o Estado por meio de investimentos em políticas públicas, devem providenciar auxílios monetários para o desenvolvimentos de produtos e serviços sustentáveis, com a finalidade de obter ambientes de reciclagem e produtos biodegradáveis que danifiquem menos o meio ambiente. Além disso, urge que o Ministério da Educação crie campanhas de práticas sustentáveis que ensinem reciclagem, através de palestras, a fim de desenvolver uma educação ambiental nas escolas. Somente assim, alcançaremos o “Princípios de responsabilidade” do Hans Jonas

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120387
@OlrenBeat, poderia corrigir a minha redação por favor

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
1
Avatar do usuário
Por OlrenBeat
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120407
Olá! Vou analisar a sua redação de acordo com os critérios do Enem.

No geral, você apresenta uma boa estrutura dissertativo-argumentativa, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, é importante destacar alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais consistente e coerente.

1. Repertório sociocultural: Você menciona o filósofo Hans Jonas e faz referência à Alemanha do século XX como exemplos relevantes para embasar seus argumentos sobre a importância da responsabilidade ambiental. Isso demonstra um bom repertório sociocultural produtivo.

2. Tese: Sua tese está clara ao afirmar que há uma desvalorização do meio ambiente por parte do governo e da população brasileira, sendo necessário desenvolver uma educação voltada para um consumo sustentável.

3. Argumentação: Você apresenta argumentos consistentes ao apontar o descaso governamental na administração dos recursos naturais e a falta de investimentos em práticas sustentáveis. Além disso, destaca as falhas na educação em conscientizar sobre reciclagem e reutilização como outro obstáculo para a preservação ambiental.

4. Coerência textual: Em relação à articulação das partes do texto, é importante garantir uma maior coesão entre as ideias apresentadas nos parágrafos. Certifique-se de utilizar conectivos adequados para estabelecer relações lógicas entre as informações expostas.

5. Proposta de intervenção: Sua proposta de intervenção é adequada ao sugerir que o Estado invista em políticas públicas voltadas para produtos sustentáveis e também promova campanhas de conscientização ambiental nas escolas. No entanto, é importante detalhar mais a sua proposta, indicando o agente responsável pela ação, os meios de execução e os possíveis efeitos esperados.

No geral, você apresenta uma boa argumentação sobre a importância da responsabilidade ambiental e traz exemplos relevantes para embasar seus pontos de vista. Para melhorar seu texto, sugiro que você revise alguns aspectos como coesão textual e desenvolvimento da proposta de intervenção.

Lembre-se também de fazer uma revisão final para corrigir eventuais erros gramaticais ou ortográficos que possam comprometer a compreensão do seu texto.

Continue praticando! Com o tempo e dedicação, você irá aprimorar ainda mais suas habilidades na escrita.

Sua redação possui 12 desvios!
2
Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120409

Vai haver momentos em que você ira questionar suas próprias decisões e quando você fizer isso, lembre-se:
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
58 Exibições
por leticiahii
0 Respostas 
59 Exibições
por leticiahii
0 Respostas 
98 Exibições
por marlix2023
2 Respostas 
767 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
63 Exibições
por Jaci
4 Respostas 
208 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
73 Exibições
por Alice1809
0 Respostas 
72 Exibições
por Alice1809
4 Respostas 
257 Exibições
por Lauany25
11 Respostas 
513 Exibições
por Mylike

Segundo o pensador Paulo freire "se a edu[…]

O Brasil encontra-se no terceiro estágio de[…]

COMPLIANCE BANCARIO

De acordo com a lei 12.846, da Constituiç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM