Diante desse cenário, é notório que o descaso do governo amplia a problemática, visto que a má administração impossibilita o desenvolvimento de ideias para uma sociedade mais sustentável, onde tenha produtos biodegradáveis e serviços de reciclagem. Sob essa ótica, cabe mencionar os conceitos históricos criados pela Alemanha do século XX, denominado “Sociedade cotovelo”, que se baseiam em uma ordem social na qual o egoísmo, a crueldade e os interesses próprios prevalecem. Nesse sentido, observa-se na sociedade brasileira a predominância dos interesses e egoísmo dos governantes que, por sua vez, deixam de investir em incentivos de práticas sustentáveis, visando apenas a economia do país. Logo, é inaceitável que esse egoísmo persista.
Ademais, as falhas na educação se tornam mais um obstáculo devido à ineficiência no papel de conscientizar e ensinar sobre reciclagem e reutilização, dessa forma, aumentando os impactos ambientais. Segundo o filósofo Confúcio, “Não corrigir as nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros”. Nesse contexto, vale ressaltar a colonização do Brasil, período marcado por uma grande exploração da natureza, da qual, seguindo o ponto de vista do filósofo, persiste até os dias atuais devido à normalização, o que consequentemente se torna um novo erro -o consumo exagerado dos recursos naturais-. Nesse viés, cabe à escola ensinar sobre a importância do meio ambiente para que as crianças não cometam o mesmo erro no futuro.
Portanto fica evidente a necessidade de medidas para amenizar os impactos do consumismo. Para isso, o Estado por meio de investimentos em políticas públicas, devem providenciar auxílios monetários para o desenvolvimentos de produtos e serviços sustentáveis, com a finalidade de obter ambientes de reciclagem e produtos biodegradáveis que danifiquem menos o meio ambiente. Além disso, urge que o Ministério da Educação crie campanhas de práticas sustentáveis que ensinem reciclagem, através de palestras, a fim de desenvolver uma educação ambiental nas escolas. Somente assim, alcançaremos o “Princípios de responsabilidade” do Hans Jonas
VOCÊ É O LIDER DA SUA VIDA ❣
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.