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Por Tatii
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A cobrança de mensalidades em universidades pode ser um tema delicado e controverso para a sociedade debater. No entanto, deve ser debatido de uma vez, apontando as vantagens e as desvantagens dessa cobrança. Logo, se faz necessário apontar como iria ocorrer a cobrança e quais seriam as formas de ingresso dos estudantes de baixa renda.

Primeiramente, há que se deixar claro para a sociedade como seria a implementação de taxas para as universidades públicas. Diante disso, há pontos controversos uma vez que a Constituição Federal garante que o acesso à educação é gratuita em todos os níveis. Destarte, mostrar para onde iria esse dinheiro caso uma emenda constitucional fosse aprovada para este propósito.

Além disso, é fundamental pensar em soluções para que estudantes de baixa renda não sejam prejudicados em seus ingressos nas universidades. Nesse aspecto, eles podem de certa maneira ser contrários a tais mudanças. Nelson Mandela disse: “A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Assim, é possível afirmar que ao impor mensalidade nas universidades públicas estará tirando o direito de uma pessoa mudar a sua realidade.

Portanto, cobrar mensalidade pode não ser uma saída para os problemas que as universidades têm enfrentado. Dessa forma, cabe ao governo definir o que será da educação pública no país. Desse modo, ao garantir aos cidadãos educação de qualidade em todos os níveis escolares, está se cumprindo com a Constituinte e garantindo o direito a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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