Com efeito, é notável a falta de legislação como um dos impulsionadores para o consumo sustentável e preservação do meio ambiente serem tratados banalmente. De acordo com Umberto Eco, “para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável”. Nesse sentido, percebe-se uma lacuna explicitada pela falta de legislação adequada, por razão da baixa movimentação das autoridades com intuito de preservar o meio ambiente e manter a união social. Consequentemente, a grega diversos problemas para o ser humano, como a poluição ambiental e a degradação da camada de ozônio, acarretando para os indivíduos doenças, por exemplo: câncer de pele. Diante disso, sem base legal, ações de remediação são impossibilitadas, o que acaba por agravar mais a problemática, evidenciando a necessidade de reformulação do Poder Público.
Ademais, a impunidade também é um grande agravante para persistência dos desafios para o consumo sustentável na sociedade. Sob esse viés, o psicólogo americano B. F. Skinner e sua teoria do condicionamento operante diz que: “O homem tende a repetir seus atos até ser devidamente punido”. Desse modo, observa-se que a punição é necessária para sociedade rever seus comportamentos e gerar uma mudança, pois a impunidade consiste na sensação compartilhada entre membros com o pensamento de que a punição de seus atos são insuficientes, faz com que eles continuem cometendo até recebem uma lição adequada. Dessa maneira, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange a educação para o consumo sustentável e estratégia de preservação do meio ambiente. Logo, torna-se claro a necessidade de medidas que visem combater a problemática, gerando o consumo sustentável, essencial para o desenvolvimento do país.
Portanto, é notório a urgência de conter os problemas ecossistêmicos. Nesse contexto, torna-se imprescindível que o Ministério do Meio Ambiente, órgão responsável por promover a recuperação ambiental, criar projetos e propostas, por meio de campanhas em escolas e universidades, com a finalidade de conscientizar crianças e adolescentes sobre o problema. Sendo assim, o exemplo do robô WALL-E sairá da ficção e será seguido por todos os cidadãos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.