Primeiramente, conforme o filósofo grego Epicteto, compreende-se como a importância da Educação necessita estar presente, ressaltando que somente ela liberta o indivíduo, entretanto, por conta de linguagem técnica rebuscada, há alunos sofrendo em relação à metodologia de ensino no Brasil, ocasionando o abandono escolar, uma vez que, ao não entender a matéria, se sentem frustrados. Assim sendo, inibindo o direito ao ensino e, consequentemente, a sua liberdade segundo Epicteto.
Nesse sentido, sobre a filosofia de John Locke no "Contrato social", o qual é um acordo entre indivíduos e o Estado, permite que os cidadãos possam exercer direitos naturais, entre eles o do Transporte, entretanto, há uma violação desse contrato no Brasil devido à falta de conduções escolares, a qual é agravada por dificuldades logísticas e problemas de acessibilidade, a medida que na visão governamental há temas de maior importância do que investir na educação, a exemplo a sua omissão perante o abandono dos alunos aos estudos. Ademais, essa situação foi evidenciada no relatório da UNICEF, onde aponta que quase 20% de diversos alunos entrevistados, principalmente os mais vulneráveis em área urbana, sofrem dessa questão.
Dessa forma, para solucionar esse problema, uma abordagem abrangente é fundamental. Portanto, cabe ao Estado, por intermédio do Ministério dos Transportes e o Ministério da Educação, em parceria com o da Economia, promover estratégias financeiras que promulgam o aumento de conduções escolares disponíveis, prestando atendimento aos alunos nas dificuldades logísticas ou em sua acessibilidade, inicialmente focando nas áreas urbanas de maior vulnerabilidade e identificando no que precisam de ajuda. Além disso, mediante reuniões com a direção escolar, adaptando os professores a uma metodologia de ensino sem muita linguagem técnica rebuscada, aulas de reforço devem ser ampliadas e incentivadas perante a dificuldade do aprendiz em entender a matéria, recrutando tutores especializados que possam auxiliar nesse caminho. Destarte, não apenas alinhando metodologias de ensino nas escolas e a visão de investimentos do governo em relação ao afastamento dela, mas também em consonância com os princípios da Carta Magna.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.