Avatar do usuário
Por LuizGustavo7
Quantidade de postagens Amigos
#124950
No Brasil, a Constituição de 1988 assegura Educação e Transporte como pilares do Estado Democrático de Direito, buscando o bem-estar social. No entanto, essa premissa não é efetivada para todos os alunos, contribuindo assim, para a evasão escolar. Logo, é crucial analisar dois aspectos dessa problemática: a complicada metodologia de ensino dificultando a aprendizagem e a falta de transporte escolar impedindo o acesso à educação dos alunos.
Primeiramente, conforme o filósofo grego Epicteto, compreende-se como a importância da Educação necessita estar presente, ressaltando que somente ela liberta o indivíduo, entretanto, por conta de linguagem técnica rebuscada, há alunos sofrendo em relação à metodologia de ensino no Brasil, ocasionando o abandono escolar, uma vez que, ao não entender a matéria, se sentem frustrados. Assim sendo, inibindo o direito ao ensino e, consequentemente, a sua liberdade segundo Epicteto.
Nesse sentido, sobre a filosofia de John Locke no "Contrato social", o qual é um acordo entre indivíduos e o Estado, permite que os cidadãos possam exercer direitos naturais, entre eles o do Transporte, entretanto, há uma violação desse contrato no Brasil devido à falta de conduções escolares, a qual é agravada por dificuldades logísticas e problemas de acessibilidade, a medida que na visão governamental há temas de maior importância do que investir na educação, a exemplo a sua omissão perante o abandono dos alunos aos estudos. Ademais, essa situação foi evidenciada no relatório da UNICEF, onde aponta que quase 20% de diversos alunos entrevistados, principalmente os mais vulneráveis em área urbana, sofrem dessa questão.
Dessa forma, para solucionar esse problema, uma abordagem abrangente é fundamental. Portanto, cabe ao Estado, por intermédio do Ministério dos Transportes e o Ministério da Educação, em parceria com o da Economia, promover estratégias financeiras que promulgam o aumento de conduções escolares disponíveis, prestando atendimento aos alunos nas dificuldades logísticas ou em sua acessibilidade, inicialmente focando nas áreas urbanas de maior vulnerabilidade e identificando no que precisam de ajuda. Além disso, mediante reuniões com a direção escolar, adaptando os professores a uma metodologia de ensino sem muita linguagem técnica rebuscada, aulas de reforço devem ser ampliadas e incentivadas perante a dificuldade do aprendiz em entender a matéria, recrutando tutores especializados que possam auxiliar nesse caminho. Destarte, não apenas alinhando metodologias de ensino nas escolas e a visão de investimentos do governo em relação ao afastamento dela, mas também em consonância com os princípios da Carta Magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Luscano
Quantidade de postagens
#125008
Opa, tudo bem?

C1 - seu principal problema nessa competência é o uso da vírgula. Além disso, achei os seus períodos longos demais, isso pode acabar cansando o corretor e também faz baixar na competência.

C2 - Você tem repertórios pertinentes e legitimados, além de que fez bom uso deles. Todavia, recomendo limitar a um repertório por parágrafo. Dessa forma, você consegue argumentar mais.

C3 - os parágrafos de desenvolvimento ainda estão muito diminutos quando comparados ao de conclusão. Tente argumentar mais, lembre-se que os dois parágrafos de desenvolvimento sempre devem ser os maiores.

C4 - Houve algumas inadequações. Quando for iniciar o D2, recomendo usar conectivos de adição (ademais, além disso, além do mais e etc).

C5 - Sua proposta atende aos cinco critérios. Mas é melhor enxugá-la para poupar linhas. De que forma você pode fazer isso? Bem, tente resolver os dois problemas que você apresentou em uma única proposta. Ex: "Cabe ao Estado - principal promotor da paz social -, por meio do Ministério da Educação, criar uma matriz de ensino moderna e desenvolver programas de transportes de alunos à escola. Com efeito, espera-se que a evasão escolar no Brasil seja mitigada". Lógico que também não precisa ser tão enxuta assim, mas consegue ver que com uma única proposta eu consegui solucionar os dois problemas?


Outra coisa, não há tópicos frasais. Sempre que iniciar um parágrafo, você deve contextualizá-lo. Um exemplo disso no D1 seria: "Primeiramente, ressalta-se que a rebuscada metodologia de ensino é um dos motivos pelo qual a problemática se perpetua" e depois você começa argumentar ou utilizar repertório. Dessa maneira, a linguagem fica mais fluída e o corretor entende que houve planejamento textual.

C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200

Total: 880
1
Avatar do usuário
Por LuizGustavo7
Quantidade de postagens Amigos
#125077
@Luscano MUITO OBRIGADO PELA CORREÇÃO :mrgreen:! Apesar de eu ter passado bastante tempo hoje tentando realizar essa de intervenção em uma só, eu consegui ajeitar kkkk.

A sua correção com certeza foi a que mais me ajudou nos últimos meses.
0
Avatar do usuário
Por Luscano
Quantidade de postagens
#125080
LuizGustavo7 escreveu:@Luscano MUITO OBRIGADO PELA CORREÇÃO :mrgreen:! Apesar de eu ter passado bastante tempo hoje tentando realizar essa de intervenção em uma só, eu consegui ajeitar kkkk.

A sua correção com certeza foi a que mais me ajudou nos últimos meses.
Fico muito feliz que pude ajudá-lo! :D

Vou te dar uma dica: descanse agora, mas amanhã leia algumas redações nota mil. Elas sempre ajudam a você entender os conectivos, a forma de argumentação e a proposta.

Desejo uma boa prova para você amanhã!
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
26 Respostas 
1786 Exibições
por LuizGustavo7
13 Respostas 
572 Exibições
por LuizGustavo7
9 Respostas 
846 Exibições
por Jander6420
0 Respostas 
70 Exibições
por marrila
4 Respostas 
232 Exibições
por Delbis1502
0 Respostas 
116 Exibições
por Rslx
0 Respostas 
113 Exibições
por Feferzinha
2 Respostas 
175 Exibições
por Alinefpena
0 Respostas 
97 Exibições
por Charliebr
0 Respostas 
84 Exibições
por netynho12

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM