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Por Aluno13Lima
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A educação brasileira vem sendo negligênciada há muito tempo,apesar de atualmente a educação financeira ter sido integrada na base nacional comum curricular,esse tema é pouco difundido pelas escolas públicas,gerando assim, analfabetos de financeiros.
Uma pesquisa realizada pelo S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey (Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s) revelou que o Brasil ocupa a 74ª posição no ranking global que avalia sobre alfabetização da população em educação financeira, ficando atrás de alguns dos países mais pobres do mundo, como o Zimbábue.
Cientistas afirmam que para que tenhamos um melhor aprendizado e entendimento sobre educação financeira, necessitam melhor compreender como o cérebro humano processa a tomada de decisões financeiras. Desse modo, pesquisadores têm utilizado técnicas não invasivas como o fMRI (Ressonância magnética funcional) e o EEG (eletroencefalograma) nesses estudos.
Em uma das pesquisas, a qual foi intitulada por “Neurofinance: How do We Make Financial Decisions”, os pesquisadores utilizando o fMRI descobriram que tomar decisões relacionadas a dinheiro envolvem diferentes áreas cerebrais, dentre elas, o córtex orbitofrontal, o córtex medial pré frontal, a amígdala, a ínsula, o nucleus accumbens, o estriado e outras áreas neurais. Estruturas como núcleo accumbens e ínsula estão ativadas em tomadas de decisão de risco, bem como, procura de erros durante uma decisão que envolve risco.
Nesse antigo contexto histórico que vem se arrastando ao longo de décadas,deixa-se para trás um rastro de ignorância apresentada pelo cidadão brasileiro.Vale relembrar que além da educação financeira ser matéria escolar e um direito básico garantido por lei,os especialistas garantem que esse tema é de fundamental importância para a compreensão do atual cenário do país.É necessário que os pais tenham um papel ativo na promoção da educação financeira de seus filhos e que a escola juntamente com toda a comunidade de o devido suporte às crianças.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por garra07
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#98032
Apresenta fuga ao tema e não apresenta as estruturas de uma redação, tal como não cumpri as 5 competências de uma redação nota mil.
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