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Por mariakruch
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Na comédia brasileira “Até que a Sorte nos Separe”, é retratada a vida e as dificuldades de uma família que, alguns anos após ganharem na loteria, entram em falência pela falta de educação financeira. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: um país desestruturado e uma sociedade desinformada.
Em primeira análise, evidencia-se a negligência governamental. Sob essa ótica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 43,7% da população brasileira não sabem administrar os próprios recursos financeiros. Dessa forma, é lamentável que essa condição ainda persista em nossa sociedade, pois a educação financeira é importante no desenvolvimento do país.
Além disso, é notória a educação deficitária. Desse modo, cabe citar Nelson Mandela, que afirma “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Logo, é necessário melhorar o conhecimento sobre esse tema nas escolas, para evitar adultos alheios a questões monetárias.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham ampliar a educação financeira no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal investir estratégias e criar plataformas que ajudem a população em relação a administração de seus recursos pecuniários. É de suma importância que o Ministério da educação, com o Ministério da Economia insiram a disciplina de Educação Financeira nas escolas, para o jovem brasileiro criar conhecimento e independência econômica. Somente assim, poderemos desenvolver um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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