Em primeira análise, vale ressaltar que, segundo o pedagogo Paulo Freire "A educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Nesse sentido, nota-se que a formação escolar, nos modelos predominantes do país, não capacita o sujeito para gerenciar suas finanças, podendo levando-lo ao endividamento. Em consequência disso, fica evidente que uma pessoa sem conhecimento em como gerir as próprias finanças, terá pouco progresso financeiro e contribuirá menos para o progresso da nação.
Além disso, pais com pouca instrução financeira não sabem a importância de tal conteúdo para seus filhos. Segundo Émile Durkheim "O indivíduo é construído socialmente a partir de suas experiências e aprendizados até a fase adulta". Nesse sentido, se uma criança cresce aprendendo que educação financeira é algo irrelevante, ela também irá propagar isso. Consequentemente, resultará em altos números de inadimplência e desigualdade social.
Fica evidente, portanto, que o conhecimento sobre o manejo do dinheiro deve ser mais valorizado e estimulado. Logo, cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, criar palestras educacionais nas escolas brasileiras, com o intuito de divulgar sobre a importância da economia e do consumo consciente. Desse modo, os cidadãos terão conhecimento desde novos, de como controlar sua finanças de maneira responsável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada