• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por iagosilva92
Quantidade de postagens
#77110
No filme ‘’ À procura da felicidade’’, o protagonista Chris é um pai solteiro que está passando por uma instabilidade financeira. Dessa forma, com inúmeras contas atrasadas ele prevalece com determinação para contornar essa fase em sua vida. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que, na conjuntura brasileira vigente, existe uma grande lacuna quando o assunto é educação financeira. Nesse sentido, em razão tanto da apatia social quanto da negligência estatal, as finanças da população canarinha permanecem instáveis.

Primeiramente, vale ressaltar que há na sociedade uma evidente falta de interesse, são poucos os indivíduos que buscam aprender sobre o controle de seu capital. Dessa maneira, é lícito referenciar o filósofo grego Platão, que em sua obra ‘’ A República’’, narrou o intitulado ‘’ Mito da Caverna’’, no qual homens acorrentados em uma caverna, viam somente sombras na parede, acreditando, portanto, que aquilo era a realidade das coisas. Nessa lógica, é notório que em situação análoga a metáfora abordada, os brasileiros, apáticos em relação a suas finanças, vivem na escuridão, isto é, ignoram esse tema e não tentam melhorar sua vida financeira. À vista disso, é fundamental promovermos a quebra desse paradigma que é muito presente no corpo social tupiniquim.

Ademais, é válido destacar que, negligente em relação a difusão da educação financeira em nossa sociedade, o Estado é peça-chave nesse problema. Sob essa perspectiva, o filósofo inglês Thomas Hobbes defendia que é dever do órgão regulador proporcionar meios que auxiliem o progresso de toda coletividade. No entanto, a máxima do intelectual destoa da realidade, fato que se materializa na quantidade irrisória, especialmente por parte do Ministério da Educação, de ações para educar nossa população acerca das finanças. Outrossim, segundo a pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, aproximadamente 50% dos brasileiros não encaram suas finanças. Logo, urge ao Estado desenvolver e difundir noções acerca da educação financeira no Brasil.

Diante do exposto, infere-se que a educação financeira é essencial para a população canarinha conquistar sua estabilidade. Posto isso, é imperiosa uma ação do Ministério da Educação, utilizando professores capacitados, trazendo aulas sobre o controle das finanças para a esfera acadêmica tupiniquim, criando um interesse que ainda não existia no corpo social e originando com essa nova geração a quebra do paradigma em relação a gestão do capital. Somente assim, poder-se-á reverter a instabilidade financeira vivida por muitos indivíduos no Brasil e evitar futuras situações como a vivida por Chris no filme.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Segundo o artigo 215 da Constituição[…]

2021 tem sido um ano particularmente marcante par[…]

Introdução Na cultura japonesa, o […]

A logística e infraestrutura da Funda&ccedi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM