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Por mxriaw
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Na obra pré-modernista "Triste fim de Policarpo Quaresma",do escritor Lima Barreto,o major Quaresma,admirador das riquezas oriundas do país,acreditava que,se superados alguns desafios,o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida.No entanto,ao observar a falta de educação financeira presente na vida dos brasileiros,percebe-se que esses obstáculos ainda não foram superados,já que a base educacional e,consequentemente o descontrole financeiro potencializam esse entrave.
Sob esses viés,pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução a ausência de matérias sobre educação financeira nas escolas.Nesse sentido,o filósofo Schopenhaver defende que os limites de campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a repeito do mundo.Isso justifica outra causa do problema:se as pessoas não têm acesso à informação séria sobre educação financeira,sua visão será limitada,o que dificulta a erradicação do problema.
Em consequência disso,surge a questão da perda de controle financeiro,que ocorre principalmente em razão da falta de hábito de se planejar financeiramente.Ademais,além de afetar financeiramente esse problema é capaz de prejudicar até mesmo a saúde das pessoas acometidas por ele.
Logo,medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário.Para que isso ocorra,cabe ao Conselho Nacional de Educação,órgão responsável pela definição da base curricular,juntamente com o Ministério da Educação introduzirem a matéria sobre educação financeira nas escolas de todo Brasil por meio de palestras semanais na escola ou por implementação na própria sala de aula,assim como as outras disciplinas.Talvez,assim,seja possível alcançar o patamar de nação desenvolvida ao qual major Quaresma pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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