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Por Clara17
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#72411
Na comédia brasileira "Até que a sorte nos separe", é retratada a vida de uma família que após alguns anos depois de terem ganhado na loteria, entra em falência devido ao gasto desnecessário do dinheiro. Entretanto, mesmo em forma humorista, essa realidade traz a tona a vida de milhares de brasileiros, por conta da falta de educação financeira e ser algo pouco abordado no currículo escolar Básico.
De início, vale ressaltar, que o conhecimento financeiro é extremamente eficaz, mais muitos cidadãos não sabem a importância de tal conteúdo. Diante disso, segundo notícias do jornal UOL, 41% dos brasileiros em fase adulta fecharam o ano de 2018 com o seu nome negativo em decorrência de dívidas. Dessa maneira, mostra que grande parte da população não consegue adquirir controle do seu próprio dinheiro, se tornando cada vez mais dependente do estado, por não terem a capacidade de obter equilíbrio de finanças, por não saberem como.
Ademais, cabe avaliar, que o assunto educação financeira é pouco notado nas escolas, mesmo sendo algo tão importante. Diante de tal alternativa, é possível afirmar se a pessoa bem ensinada durante seu processo educacional sobre esse devido processo financeiro, teria grandes chances de no futuro ser um indivíduo de grande poder no mercado. Segundo o filósofo Pitágoras, "Educai as crianças e não será preciso punir os homens". Assim, fica evidente que uma pessoa sem entendimento de finanças contribuirá menos para o crescimento da nação.
Portanto, medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro preoucupante.
Logo necessário, o Ministério da Educação com o Governo Federal, deve tornar as aulas de educação financeira algo obrigatório no ensino escolar, além de promover projetos de finanças pessoais a pessoas sem conhecimento prévio, por meio de projeto de lei com o auxílio de empresas deste ramo, a fim de melhorar nas decisões financeiras da população. Com isso, as pessoas terá domínio do seu dinheiro, e não o descontrole, como é mostrado na comédia "Até que a sorte nos separe".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#72727
Olá Clara! Tudo bem?😼👋🏻

Espero ter ajudado com minha análise, qualquer coisa basta me marcar.
╭──────────────╯

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
RedaçãoClara17

Tema: "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL."

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
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Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌

Incrível
mude essa parte se possível/ faltou algo.
Erro.( como: ortografia, fuga do tema, falta de coesão, ser incoerente, usar linguagem informal, frases ambíguas [...])
Repetição vocabular.
Conectivos.
Repertório.
Elementos da introdução.
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹
→ ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰²
➬ ⟨ ⟩ Atenção
destaque de um comentário.

[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
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INTRODUÇÃO
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Na comédia brasileira "Até que a sorte nos separe", é retratada a vida de uma família que após alguns anos [Vírgula] depois de terem ganhado na loteria, entra em falência devido ao gasto desnecessário do dinheiro. Entretanto, [Atenção》o conectivo "Entretanto" está mais voltado para oposição, logo, se você utilizá-lo aqui estará se opondo a tudo que foi dito anteriormente. Então, tente algo como "com isso, apartir disso, nesse sentido [...]"] mesmo em forma humorista, essa realidade traz a tona [Erro》o correto seria acentuar o "a" dessa palavra, afinal “à tona” é uma locução adverbial composta por uma palavra feminina, sendo obrigatório o uso da crase.]a vida de milhares de brasileiros, por conta da falta de educação financeira → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹ e ["por"] ser algo pouco abordado no currículo escolar Básico.["básico"] → ᵉˣᵖᵉᶜᵗᵃᵗⁱᵛᵃˢ ᵖᵃʳᵃ ᵒ ᵈᵉˢᵉⁿᵛᵒˡᵛⁱᵐᵉⁿᵗᵒ ⁰¹『🅱️

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝Muito bom! Só precisa melhorar algumas pequenas partes que logo estará ainda melhor.💪🏻😼👍🏼
▪️cuidado com os erros citados em seu texto.
➖ ️ Atenção, tente separar um período para trazer a narrativa do filme em discussão, fora da ficção, no âmbito atual. Assim, evidenciando o『🅰️』, no qual irá abordar especificamente o que sua contextualização tem haver com o tema e, também, tentará relacionar/associar as ocorrências do seu repertório à ele.


✔)Contextualização『 narração ficcional
✔)̶P̶r̶o̶b̶l̶e̶m̶a̶t̶i̶z̶a̶ç̶ã̶o̶ ̶ 『🅰️
✔)apresentação da tese 『🅱️
✔)citação breve dos dois argumentos.『01 e 02


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⁰¹【 DESENVOLVIMENTO
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De início, vale ressaltar,[Erro》 retire a vírgula] que o conhecimento financeiro é extremamente eficaz, mais[Erro》deveria ser "mas" que expressa oposição, não "mais" que remete a adição] muitos cidadãos não sabem a importância de tal conteúdo.[Ótimo tópico frasall!] Diante disso, segundo notícias do jornal UOL, 41% dos brasileiros em fase adulta fecharam o ano de 2018 com o seu nome negativo em decorrência de dívidas. Dessa maneira, mostra que grande parte da população não consegue adquirir controle do seu próprio dinheiro, se tornando cada vez mais dependente do estado[Atenção/Erro》 se utilizar o "estado" com o "e" no minúsculo terá um sentido de condição, situação, e disposição. Então, se quiser remeter ao governo, é "Estado"], 🔸️』 por não terem a capacidade de obter equilíbrio de finanças, por["pelo fato de"] não saberem como.
[⭐》 fechamento do parágrafo concluído!]

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⌜ ✎⌝ Seu desenvolvimento, ao meu ver, está ótimo, porém ainda precisa melhorar em alguns pontos.
▪️atenção aos erros citados no seu texto.
▪️cuidado com a repetição de palavras.
▪️seu tópico frasal ficou muito bom.
▪️por último, no símbolo『🔸️』em seu texto, sendo mais específica na parte "[...] se tornando cada vez mais dependente do Estado [...]" acredito que poderia ter me explicado como seria essa "dependência", citando pelo menos um exemplo para tornar mais claro a forma que isso iria funcionar.

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⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Ademais, cabe avaliar, [Erro》retire a vírgula] que o assunto educação financeira é pouco notado nas escolas, mesmo sendo algo tão importante. Diante de tal alternativa, é possível afirmar se ["afirmar que se"] a["uma"] pessoa ["fosse"] bem ensinada durante seu processo[repetição] educacional [Vírgula] sobre esse devido processo[cuidado com repetição de palavras. Use sinônimos: "devido método financeiro"] financeiro, teria grandes[repetição] chances de no futuro ser um indivíduo de grande["amplo/vasto/ admirável poder"] poder no mercado ["de trabalho"]. [Faltou conectivo] Segundo o filósofo Pitágoras, "Educai as crianças e não será preciso punir os homens". Assim, fica evidente que uma pessoa sem entendimento de finanças contribuirá menos para o crescimento da nação.
.[⭐》fechamento do parágrafo concluído!]


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⌜ ✎⌝ Aqui também está bem formulado, mas se atente as dicas abaixo.
▪️cuidado com os erros citados.
➖gostei muito do seu parágrafo, tá no caminho certo Clara!
▪️acredito que seu repertório não se encaixou tão bem para o contexto de sua argumentação, mas ele não atrapalhou em nada e pode ser usado com certeza, mas teria que realçar um contraste entre o tema e o ato de "punir os homens".


《▪︎🃏▪︎》Recomendação de repertório.
👨🏻Edgar Morin
➖O "pensamento sistêmico", do sociólogo francês Edgar Morin, é um conjunto de partes— causas e efeitos— que se influenciam mutuamente. Pois, ocorre uma análise que não é somente voltada para um indivíduo, isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.

Assim pode usá-lo para dar causa e efeito no seu final, " [causa] uma pessoa sem entendimento de finança [efeito] contribuirá menos para o crescimento da nação". 』

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CONCLUSÃO
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Portanto, medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro preoucupante.[Erro》 "preocupante"]
Logo necessário, [Erro》"Logo, é necessário que"] o Ministério da Educação[AGENTE⁰¹] com o Governo Federal,[AGENTE⁰²] ×deve× tornar["torne"] as aulas de educação financeira algo obrigatório no ensino escolar, além de promover projetos de finanças pessoais a["as"] pessoas sem conhecimento prévio,[AÇÃO] por meio de projeto de lei com o auxílio de empresas deste ramo, [MEIO] a fim de melhorar nas["as"] decisões financeiras da população. [OBJETIVO] Com isso, as pessoas terá ["terão"] domínio do seu dinheiro, e não o descontrole, ×como é× mostrado na comédia "Até que a sorte nos separe"[FINALIDADE COM RETOMADA]

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⌜ ✎⌝ Sua conclusão está ótima, mas não encontrei o detalhamento.
Acredito que faltou o detalhamento, torne algo específico de um desses [meio/ agente/ objetivo/ Ação] colocando entre travessões ou vírgulas, algo mais concreto, como: de que forma ocorrerá, qual horário deverá ser separado para esse acontecimento, a função do agente fora do contexto[...] .
╭──────────────────╯

🔍proposta contém:
[✖]incompleta.

✅AGENTE. (Quem tomará providências)
✅AÇÃO. ( O modo, a forma que será feita)
✅OBJETIVO. ( O propósito após ser feita)
✅MEIO. (Por onde? Mídia? Escolas?...)
❌DETALHAMENTO.( Forma mais detalhada do meio, agente ou ação)



╔═══════════════════╗
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Competências
════════════════════
⠀⠀⠀⠀ᵃⁿᵃˡⁱˢᵉ ᵈᵉ ᵖᵒⁿᵗᵒˢ / ⠀⠀⠀⠀⠀ ᵗᵒᵗᵃˡ
1️⃣✅✅✅☑☑☑》 140
Infelizmente encontrei uma quantia de erros que excederam o valor previsto. Sinta-se livre de questioná-los visto que posso ter me equivocado em algum.
﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋
Errospermitidos:⠀⠀/⠀⠀ encontrados:
⠀⠀⠀⠀⠀ [✔]2️⃣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀[✖]1️⃣4️⃣
﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋﹋
2️⃣✅✅✅✅✅✅200
você não foge do tema e o desenvolve muito bem!

3️⃣✅✅✅✅☑☑》 160
Aplica conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo, e apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. Porém, ressalto que deveria desenvolver mais as partes explicadas no seu D1 e D2 (primeiro e segundo desenvolvimento), ademais na introdução com a ausência de um período voltado para a problematização e junção do tema a atualidade. (Vamos lá Clara,Você consegue, eu acredito no seu potencial!💪🏻 😼)

4️⃣✅✅✅✅☑☑》160
Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. Porém houve algumas partes que não se ligaram bem.

5️⃣✅✅✅✅✅☑》 180
Conclusão muito boa, mas faltou o detalhamento.
════════════════════
⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 《 TOTAL8️⃣4️⃣0️⃣
╚═══════════════════╝
[Estou aprendendo a mexer com as competências, então, caso esteja deslocada de forma indevida me informe. ]
- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
📍Trajetória de estudos》complete a lista.♡《
╔════════════╗
□ não estudei.
■estudei e entendi.

╚════════════╝


□. Vírgula.
□. Coerência e coesão.
□.regências.
□. Argumentação.
□. Sinônimos.
□. Concordância verbal.
□. Desconstruir uma redação nota mil analisando pontos como: conectivos, repertório, fechamento dos desenvolvimentos, conclusão,[...]

↳entre outros pontos importantes.

[ desculpa qualquer erro, também estou aprendendo como vocês. Essa só foi uma pequena análise por minha parte, mesmo que eu não seja tão boa ainda. (Além de fazer isso à noite, ou seja, o próprio Zumbi em pessoa)♡]

🌟Dicas do dia:

1- Há cartilhas de redações nota 1000, feitas pelo Lucas Felpi, disponíveis gratuitamente. Uma indicação das redações de 2019:
https://www.lucasfelpi.com.br/redamil

2- Canais aconselháveis:







[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

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