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Por AngelaSantos
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Segundo a filosofia e professora norte-americana Angela Davis, “Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, devemos ser antirracista". Essa frase ressalta a importância de atuar ativamente na luta contra o racismo no Brasil, que apesar de sua diversidade étnica, o país ainda enfrenta desafios profundos em relação a desigualdade racial.
Historicamente, a população negra tem enfrentado diversos obstáculos em sua busca por empregos, saúde e educação de qualidade. A ausência de medidas governamentais eficazes atua como um dos principais pilares para esse obstáculo, uma vez que a desigualdade racial está profundamente ligada à desigualdade socioeconômica.
A educação também é fundamental na luta contra o racismo, visto que é por meio da educação que podemos criar uma sociedade mais consciente, e que é capaz de compreender a importância de combater o racismo em todas as suas formas. Todavia, a falta de estrutura educacional em áreas mais carentes e profissionais bem preparados em comunidades negras criam barreiras significativas na luta contra o racismo. Essas barreiras criam um ciclo de desvantagem, onde a falta de acesso à educação de qualidade limita as oportunidades futuras e perpetua o racismo estrutural.
Em suma, a política e a educação desempenham papéis interligados na luta contra o racismo no Brasil. Portanto, é essencial que o Estado adote políticas públicas antirracista e uma educação de qualidade que promova uma cultura de respeito a diversidade étnica. Dessa forma, a sociedade brasileira estará mais perto de ter um Brasil antirracista, onde a igualdade de oportunidades é uma realidade para todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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