Em primeiro lugar, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a inacessibilidade de jovens ao devido ensino domiciliar. Nesse sentido, marcado principalmente pelo deficiente alcance de parte da população a internet. Essa conjuntura, mostra na pratica a ineficaz em larga escala do Estado no cumprimento de sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação que é um pilar de cada individuo, o que infelizmente é defasado no país.
Ademais, é fundamental apontar a falta de convivência que o cidadão sofrera com pessoas variadas e de opiniões diferentes dentro do seio escolar como impulsionador do isolamento e individualismo. Segundo a educadora Silvia Colello é na escola que se ensina valores como diversidade, compartilhamento, defesa e frustação. Diante disso ao prejudicar a formação de convicções diversas e o convívio em grupo. Logo, é inadmissível perdurar tal cenário.
Desse modo, é imprescindível que o Ministério da Educação por meio dos meios de comunicação( televisão, radio, etc.) propagar a importância da educação e, assim, aumentar o acesso desses adolescentes ao ensino de qualidade a fim de impedir a evasão escolar e consequentemente exclusão desse individuo da interação em sociedade. Assim, se consolidara uma sociedade mais instruída não só para uma universidade como para vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.