Em primeiro plano, é importante citar o papel da família nessa situação. É indubitável que o ambiente domiciliar é vital para a agregação de valores fundamentais para a formação do cidadão. Segundo Antônio Carlos Gomes,idealizador do ECA, a partir do momento em que as crianças ficam ''soltas'' na comunidade, há uma perda de referências importantes para o desenvolvimento de uma base sólida. No entanto, apenas a presença parental não é suficiente. Impende-se que sua participação no processo, junto aos professores, tenha um teor moral expressivo, para que seja hábil a substituição das escolas tradicionais em detrimento dos domicílios.
Sob outra perspectiva, é possível destacar a inoperância estatal como um catalisador. Nesse sentido, é nítido que o Brasil apresenta um visível descaso das autoridades em relação à educação pública. A falta de infra-estrutura adequada em salas de aula e a má remuneração dos docentes caracterizam essa face do problema. De acordo com dados do G1, cerca de 70% dos alunos da rede estadual terminam o ensino médio com conhecimentos precários de português e matemática, fenômeno que pode explicar o desejo dos pais pela educação em casa.
Em suma, é necessário encontrar saídas para o impasse. Logo, o Estado deve, através de um decreto, legalizar a educação domiciliar no Brasil, como alternativa para as famílias insatisfeitas com o processo convencional, bem como investir efetivamente no ensino público, afim de torná-lo excepcional, para aqueles que não podem pagar por professores particulares, solucionando assim a questão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.