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Por Aluna21
#38286
A educação domiciliar é uma modalidade de ensino comum no exterior, que consiste basicamente na contratação de professores para lecionar às crianças em suas casas, dessa forma, os pais tem maior controle sobre as informações que chegam aos seus filhos. No Brasil, hodiernamente, o tema é alvo de polêmicas a respeito da efetividade de sua aplicação. Nesse contexto, é imprescindível discutir os fatores que caracterizam a problemática.
Em primeiro plano, é importante citar o papel da família nessa situação. É indubitável que o ambiente domiciliar é vital para a agregação de valores fundamentais para a formação do cidadão. Segundo Antônio Carlos Gomes,idealizador do ECA, a partir do momento em que as crianças ficam ''soltas'' na comunidade, há uma perda de referências importantes para o desenvolvimento de uma base sólida. No entanto, apenas a presença parental não é suficiente. Impende-se que sua participação no processo, junto aos professores, tenha um teor moral expressivo, para que seja hábil a substituição das escolas tradicionais em detrimento dos domicílios.
Sob outra perspectiva, é possível destacar a inoperância estatal como um catalisador. Nesse sentido, é nítido que o Brasil apresenta um visível descaso das autoridades em relação à educação pública. A falta de infra-estrutura adequada em salas de aula e a má remuneração dos docentes caracterizam essa face do problema. De acordo com dados do G1, cerca de 70% dos alunos da rede estadual terminam o ensino médio com conhecimentos precários de português e matemática, fenômeno que pode explicar o desejo dos pais pela educação em casa.
Em suma, é necessário encontrar saídas para o impasse. Logo, o Estado deve, através de um decreto, legalizar a educação domiciliar no Brasil, como alternativa para as famílias insatisfeitas com o processo convencional, bem como investir efetivamente no ensino público, afim de torná-lo excepcional, para aqueles que não podem pagar por professores particulares, solucionando assim a questão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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