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#64623
. O Brasil se encontra num dos piores cenários educacionais por conta da pandemia. Entretanto, isso comprova que a educação domiciliar é um fracasso do sistema que se disfarça de solução para o ensino brasileiro.
. Pois, é mostrado no ensino remoto atual que favoreceu a desigualdade educacional.Por alguns, não possuírem sinal de internet, fazendo com que os alunos prejudicados fiquem com dúvidas e acabem não completando o ano letivo com boas notas.
. Todavia, mostra-se necessária a participação dos professores na educação dos alunos.Visto que, os jovens são o futuro da nação e sociedade.
. Então, a educação domiciliar é um fracasso do sistema. Com isso, têm como consequência o baixo rendimento escolar dos alunos, que será resolvido com internet gratuita disponibilizada pelo governo e auxílio dos professores, sendo assim, o futuro será preenchido com adultos de formação, no mínimo ensino médio completo, fornecendo uma sociedade progressista.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

#64719
TiagoSantos escreveu:@eurodrigo ; @jherodrigues ; @Ashiley ; @Dante ;
@3m1ly

Vocês me dariam o prazer de receber uma correção dos senhores/senhoras?
Opa, Tiago. Tudo bem?

Então, caso o(a) @Dante traga uma análise, deixarei a minha correção para uma próxima redação, ok? Assim, o proveito será maior. :D
#64724
eurodrigo escreveu:
TiagoSantos escreveu:@eurodrigo ; @jherodrigues ; @Ashiley ; @Dante ;
@3m1ly

Vocês me dariam o prazer de receber uma correção dos senhores/senhoras?
Opa, Tiago. Tudo bem?

Então, caso o(a) @Dante traga uma análise, deixarei a minha correção para uma próxima redação, ok? Assim, o proveito será maior. :D
Ok obrigado pela atenção @eurodrigo !!! :D
#64739
Eaí, Tiago. Beleza?

Vamos lá.



.(sem a pontuação) O Brasil se encontra num dos piores cenários educacionais por conta da pandemia. Entretanto, isso comprova que a educação domiciliar é um fracasso do sistema que se disfarça de solução para o ensino brasileiro.

Sua introdução precisa ser melhorada visto que você não contextualizou corretamente a "pandemia" e nem relacionou, de forma clara, com a tese.

. (sem a pontuação) Pois, é mostrado no ensino *remoto atual*(é remoto ou atual?; incoerência)que favoreceu(favorece) a desigualdade educacional.conectivo aqui)Por alguns,(sem a vírgula) não possuírem sinal de internet,(sem a vírgula) fazendo com que os alunos prejudicados fiquem com dúvidas e acabem não completando o ano letivo com boas notas.


no desenvolvimento 1 você desfocou completamente do tema que é sobre a educação domiciliar e só "encheu linguiça" , sem nenhum avanço argumentativo. Além disso, encontrei vários desvios gramaticais e incoerência em certas frases.

. *Todavia, mostra-se necessária a participação dos professores na educação dos alunos.(sem o ponto) *(incoerência; a função dos professores já é participar da educação "dos alunos")Visto que,(sem a vírgula) os jovens são o futuro da *nação e sociedade*(qual sociedade? Nação e sociedade tem um mesmo sentido aqui) .

o desenvolvimento 2 tem os mesmo problemas do 1; pouco avanço argumentativo, desfoque do tema, erros gramaticais e incoerência

.(sem a pontuação) Então, a educação domiciliar é um fracasso do sistema. (conectivo aqui) Com isso, têm como consequência o baixo rendimento escolar dos alunos, que será resolvido com internet gratuita disponibilizada pelo governo e com o auxílio dos professores, sendo assim, o futuro será preenchido com adultos de formação, no mínimo, ensino médio completo, fornecendo uma sociedade progressista.

A conclusão está parcialmente relacionada ao tema e não segue os requisitos exigidos pelo ENEM (agente/meio/modo/fim)

Não sou expert em redação, mas espero ter ajudado.
#64781
@TiagoSantos, Tudo bem? Eu irei somente complementar o que já foi dito.

Introdução

O Brasil se encontra num dos piores cenários educacionais por conta da pandemia. Entretanto, isso comprova que a educação domiciliar é um fracasso do sistema, que se disfarça de solução para o ensino brasileiro.

Sua introdução está incompleta. Primeiramente, sua redação não pode se basear exclusivamente em suas opiniões. Ela tem que ter uma referencia, a qual servirá como contextualizada e problematização.

Você expões um fato atual, que é muito legal, no entanto, esse fato está solto, sem ligação com outros períodos. você pode se perguntar o por quê?

Simples, você mencionou que a educação está num cenário ruim, por conta da pandemia e, em seguida, falou que isso comprova que o sistema educacional é um fracasso. Por que comprava isso?
Deixa claro linha de raciocínio a ser seguida, entende?


Os problemas educacionais no Brasil, não se remetem apenas a pandemia de Coronavírus , mas também desde sua colonização. Assim, fica evidente que os problemas de desigualdade social e ineficiência pública foram apenas intensificados nesse período atual, interferindo no ensino. Desse modo, comprova-se que a tentativa do governo de implantar o Ensino a distância (EAD) , como substitua provisório do presencial ,é ineficiente. Logo, mesmo que, teoricamente, querendo garantir um direito social, a educação domiciliar tende a ser um fracasso tanto por questões sócias quanto econômicas.

Olha, é nesse sentido que você tem que fazer. Foi contextualizado no começo, utilizando a pandemia e a colonização, ou seja, algo histórico com algo atual. Depois, além de ter reforçado a ideia apresentada, foi explicado o porque de ser um problema. Por fim, apresentei a temática, que deveria ter vindo antes e apresentei a tese.
#64790
Desenvolvimento
Obs.: Palavras estrangeiras deve está entre aspas.

Pois, é mostrado no ensino remoto atual que favoreceu a desigualdade educacional. Por alguns, não possuírem sinal de internet, fazendo com que os alunos prejudicados fiquem com dúvidas e acabem não completando o ano letivo com boas notas.

Seu texto apresenta deficiência em vários pontos, por exemplo, planejamento textual; estrutura; conectividade, etc. Você apenas apresentou fatos. Não teve tópico frasal, contextualização, ficou confuso em alguns pontos, por não apresentar uma indicação de raciocínio ou linha a ser seguida.

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