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Por filipediasx
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Desde o período antigo, filósofos como Platão, Aristóteles e Pitágoras defendiam a
arte, como elemento capaz de educar e incluir os indivíduos na sociedade, sendo utilizado
como ferramenta para o amadurecimento e evolução social, crítica e política. Neste sentido, a
falta de acessibilidade ao cinema desencadeia problemas de ordem social e educacional.
Em primeira análise, a desigualdade social mostra-se como fator limitante à cultura.
Isto deve-se ao fato de inúmeras famílias viverem abaixo da linha da pobreza, não possuindo
recursos para disfrutar de programar artísticos, pois priorizam a alimentação e as demais
necessidades básicas ante a manifestações culturais, transformando-a em um privilégio da
elite social, gerando impactos sociais como a marginalização e afetando os processos de
aprendizado.
Outro fator, é a falta de dispositivos e locais com capacidade de auxiliar os deficientes
físicos em salas de cinema, teatros ou auditórios. Assim como os demais indivíduos da
sociedade, para os portadores de necessidades físicas o acesso a arte é fundamental tanto
para o aprendizado, quanto para a inclusão social, entretanto, são poucos os lugares que
oferecem tais dispositivos, dificultando assim o acesso, perpetuando assim a continuação da
exclusão e o preconceito, distanciando o país da democracia plena.
Deste modo, o cinema auxilia no processo de aprendizagem e na inclusão social,
através do estímulo a captação de conhecimento, construção do senso crítico e do convívio
social. Neste âmbito cabe as secretarias responsáveis pela promoção de processos culturais no
país, promoverem políticas públicas, como a criação de leis, incentivos e parcerias afim de
garantir os aspectos necessários para a disseminação de cultura, seja pela criação de cinemas
itinerantes e flexibilização do preço dos ingressos. De mesma maneira, é responsabilidade do
indivíduo pertencente a sociedade, instigar e cobrar formas de facilitar o acesso a cultura ,
tornando assim o Brasil mais democrático.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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