Diante desse quadro,a abundância alimentícia das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo tem como consequência o desperdício de alimentos e o incentivo ao consumismo da população brasileira. Logo, acarreta problemas ambientais, pois o desperdício exacerbado de comida pode causar a escassez de alimentos, uma vez que o uso intensivo do solo, o torna infértil. E também para a saúde, já que o consumo excessivo de comida, principalmente industrializada, pode causar obesidade, que é uma doença crônica, recidivante e considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também outras doenças igualmente prejudiciais à saúde.
Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante, logo que está ligada intrinsecamente aos casos de desnutrição e é agravada pela desigualdade social. Assim, há uma ocorrência de um "efeito bola de neve", uma vez que a desigualdade tão presente na sociedade brasileira, causada pela falta das mesmas condições econômicas entre classes, causa a carência alimentar, que tem como consequência a desnutrição ,e por vez, essa, afetou 10,1 milhões de brasileiros, segundo a agências especializadas da ONU (Organização das Nações Unidas).
Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada", é cobrado ao governo a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social-, como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios, que busquem conscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentivem ações solidárias para os que mais necessitam. Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência o balanceio da educação alimentar brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.