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Por Lari987
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#119719
Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma estreita relação entre o hábito alimentar e a saúde de um indivíduo. Nesse sentido, a educação alimentar na contemporaneidade brasileira afeta a qualidade de vida da população, uma vez que a problemática é polarizada pela abundância alimentícia de alguns e a carência, do mesmo,de outros.

Diante desse quadro,a abundância alimentícia das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo tem como consequência o desperdício de alimentos e o incentivo ao consumismo da população brasileira. Logo, acarreta problemas ambientais, pois o desperdício exacerbado de comida pode causar a escassez de alimentos, uma vez que o uso intensivo do solo, o torna infértil. E também para a saúde, já que o consumo excessivo de comida, principalmente industrializada, pode causar obesidade, que é uma doença crônica, recidivante e considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também outras doenças igualmente prejudiciais à saúde.

Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante, logo que está ligada intrinsecamente aos casos de desnutrição e é agravada pela desigualdade social. Assim, há uma ocorrência de um "efeito bola de neve", uma vez que a desigualdade tão presente na sociedade brasileira, causada pela falta das mesmas condições econômicas entre classes, causa a carência alimentar, que tem como consequência a desnutrição ,e por vez, essa, afetou 10,1 milhões de brasileiros, segundo a agências especializadas da ONU (Organização das Nações Unidas).

Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada", é cobrado ao governo a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social-, como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios, que busquem conscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentivem ações solidárias para os que mais necessitam. Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência o balanceio da educação alimentar brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Caiunao
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#119836
Opaa! Tentarei corrigir com base em meus conhecimentos (limitados, de apenas aluno). Segue aí:

- Analisando essa frase: "Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma [...]". Perceba que tirando as informações complementares e deslocadas q vc botou (não estou dizendo que estão erradas, pelo contrário, são essenciais, é só pra você entender o porquê de eu ter achado estranho), a frase principal fica "". Não sei te garantir se isso é um erro, mas eu considero. Acho que deveria ser "
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Por Caiunao
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#119838
Opaa! Tentarei corrigir com base em meus conhecimentos (limitados, de apenas aluno). Segue aí:

- Analisando essa frase: "Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma [...]". Perceba que tirando as informações complementares e deslocadas q vc botou (não estou dizendo que estão erradas, pelo contrário, são essenciais, é só pra você entender o porquê de eu ter achado estranho), a frase principal fica "Segundo o médigo grego Hipócrates afirma que há uma [...]". Não sei te garantir se isso é um erro, mas eu considero. Acho que deveria ser "
Caiunao escreveu:Opaa! Tentarei corrigir com base em meus conhecimentos (limitados, de apenas aluno). Segue aí:

- Analisando essa frase: "Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma [...]". Perceba que tirando as informações complementares e deslocadas q vc botou (não estou dizendo que estão erradas, pelo contrário, são essenciais, é só pra você entender o porquê de eu ter achado estranho), a frase principal fica "". Não sei te garantir se isso é um erro, mas eu considero. Acho que deveria ser "
Ô mds, postei sem querer. Mas, continuando, deveria ser algo como "Segundo o médigo grego Hipócrates afirma que há uma [...]", sem essa parte.

- "a problemática é polarizada pela abundância alimentícia de alguns e a carência, do mesmo,de outros.". Aqui tem duas observações. "do mesmo" não é utilizado para retomar termos anteriormente ditos, ou seja, não é tido como pronome pessoal, use "dele". Além disso, esse termo não está retomando nada adequadamente, "abundância alimentícia de alguns e a carência (do mesmo o que?) de outros"

- "[...]com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo(,) tem como consequência o desperdício[...]", vírgula para isolar o fragmento deslocado.

- "[...] o uso intensivo do solo, o torna infértil [...]". Depois de vírgula, tende-se a usar a ênclise (pronome depois do verbo), fica assim: ""[...] o uso intensivo do solo, torna-o infértil [...]"

- Sobre o D1, tenho duas observações também. Em vez de usar "e também" para adicionar outras informações, tente encaixar conectivos mais formais e enriquecidos, como "Além disso..." / "Ademais...". Você repetiu duas vezes esse termo de uma forma considerada desnecessária em um mesmo parágrafo :/
Fora isso, eu queria comentar também que você selecionou informações SUPER válidas pra fazer seu desenvolvimento, mas eu senti falta de explicações. Você comenta que a abundância de alimentos é boa, mas provoca consumismo, porém você não explica isso ao leitor. Pode parecer óbvio ou besteira, mas é imprescindível que você não permita lacunas no seu texto.

- "Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante [...]". Não podemos separar esse sujeito e predicado por vírgula.

- Vou te dar uma sugestão. Tenta separar seus desenvolvimentos em, pelo menos, 3 períodos. Tenta fazer um fechamento pra eles, por mais simples que sejam: "Portanto, percebe-se a urgência de uma aplicação de medidas para combater o problema.". Além disso, tenta desdobrar bem as informações que você coloca. Às vezes a gente quer impressionar o corretor e coloca tanta coisa que fica confuso, pois em poucas linhas não dá pra explicar tudo.

- Vamos analisar sua conclusão:
"Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada" (repertório), é cobrado ao governo (agente: 40pts) a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil (Finalidade: 80pts) ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social- (Detalhamento: 120pts) , como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios (ação: 160pts) , que busquem conscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentivem ações solidárias para os que mais necessitam (complemento da ação). Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência o balanceio da educação alimentar brasileira (ótimo fechamento)."
Sua proposta está MUITÍSSIMO bem feita. Contudo, eu não encontrei o meio explícito na proposta. Vamos lá... "por meio do Ministério da Cidadania [...]". Existem corretores que consideram esse tipo de aprofundamento um MEIO, assim como existem os que não o considera. Eu, particularmente, não considero um meio. Eu considero NO MÁXIMO como um detalhamento do agente, que você faz com uma identidade bem maior depois, usando os travessões (muito bem!). Pode ser que alguém corrija e te dê os 200 pontos na competência. Mas, é melhor tomar cuidado com os nossos possíveis desvios o quanto antes, né?! Então só sugiro que você explicite um meio mais concreto, que evite envolver apenas um detalhamento de agente.

No mais, sua redação conta com informações super válidas, argumentações incríveis e defesa concreta utilizando dados e repertórios válidos. Um simples cuidado com possíveis lacunas de informações te garantirá um futuro 200 na c3 facinho. Dá uma treinada na gramática e pontuação, além de, se possível, analisar conclusão e estrutura de redações nota 900+. Deus abençoe! Espero ter ajudado. Você é brilhante, de verdade!
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Por Caiunao
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#119840
Caiunao escreveu:Opaa! Tentarei corrigir com base em meus conhecimentos (limitados, de apenas aluno). Segue aí:

- Analisando essa frase: "Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma [...]". Perceba que tirando as informações complementares e deslocadas q vc botou (não estou dizendo que estão erradas, pelo contrário, são essenciais, é só pra você entender o porquê de eu ter achado estranho), a frase principal fica "Segundo o médigo grego Hipócrates afirma que há uma [...]". Não sei te garantir se isso é um erro, mas eu considero. Acho que deveria ser "
Caiunao escreveu:Opaa! Tentarei corrigir com base em meus conhecimentos (limitados, de apenas aluno). Segue aí:

- Analisando essa frase: "Segundo o médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma [...]". Perceba que tirando as informações complementares e deslocadas q vc botou (não estou dizendo que estão erradas, pelo contrário, são essenciais, é só pra você entender o porquê de eu ter achado estranho), a frase principal fica "". Não sei te garantir se isso é um erro, mas eu considero. Acho que deveria ser "
Ô mds, postei sem querer. Mas, continuando, deveria ser algo como "Segundo o médigo grego Hipócrates afirma que há uma [...]", sem essa parte.

- "a problemática é polarizada pela abundância alimentícia de alguns e a carência, do mesmo,de outros.". Aqui tem duas observações. "do mesmo" não é utilizado para retomar termos anteriormente ditos, ou seja, não é tido como pronome pessoal, use "dele". Além disso, esse termo não está retomando nada adequadamente, "abundância alimentícia de alguns e a carência (do mesmo o que?) de outros"

- "[...]com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo(,) tem como consequência o desperdício[...]", vírgula para isolar o fragmento deslocado.

- "[...] o uso intensivo do solo, o torna infértil [...]". Depois de vírgula, tende-se a usar a ênclise (pronome depois do verbo), fica assim: ""[...] o uso intensivo do solo, torna-o infértil [...]"

- Sobre o D1, tenho duas observações também. Em vez de usar "e também" para adicionar outras informações, tente encaixar conectivos mais formais e enriquecidos, como "Além disso..." / "Ademais...". Você repetiu duas vezes esse termo de uma forma considerada desnecessária em um mesmo parágrafo :/
Fora isso, eu queria comentar também que você selecionou informações SUPER válidas pra fazer seu desenvolvimento, mas eu senti falta de explicações. Você comenta que a abundância de alimentos é boa, mas provoca consumismo, porém você não explica isso ao leitor. Pode parecer óbvio ou besteira, mas é imprescindível que você não permita lacunas no seu texto.

- "Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante [...]". Não podemos separar esse sujeito e predicado por vírgula.

- Vou te dar uma sugestão. Tenta separar seus desenvolvimentos em, pelo menos, 3 períodos. Tenta fazer um fechamento pra eles, por mais simples que sejam: "Portanto, percebe-se a urgência de uma aplicação de medidas para combater o problema.". Além disso, tenta desdobrar bem as informações que você coloca. Às vezes a gente quer impressionar o corretor e coloca tanta coisa que fica confuso, pois em poucas linhas não dá pra explicar tudo.

- Vamos analisar sua conclusão:
"Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada" (repertório), é cobrado ao governo (agente: 40pts) a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil (Finalidade: 80pts) ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social- (Detalhamento: 120pts) , como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios (ação: 160pts) , que busquem conscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentivem ações solidárias para os que mais necessitam (complemento da ação). Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência o balanceio da educação alimentar brasileira (ótimo fechamento)."
Sua proposta está MUITÍSSIMO bem feita. Contudo, eu não encontrei o meio explícito na proposta. Vamos lá... "por meio do Ministério da Cidadania [...]". Existem corretores que consideram esse tipo de aprofundamento um MEIO, assim como existem os que não o considera. Eu, particularmente, não considero um meio. Eu considero NO MÁXIMO como um detalhamento do agente, que você faz com uma identidade bem maior depois, usando os travessões (muito bem!). Pode ser que alguém corrija e te dê os 200 pontos na competência. Mas, é melhor tomar cuidado com os nossos possíveis desvios o quanto antes, né?! Então só sugiro que você explicite um meio mais concreto, que evite envolver apenas um detalhamento de agente.

No mais, sua redação conta com informações super válidas, argumentações incríveis e defesa concreta utilizando dados e repertórios válidos. Um simples cuidado com possíveis lacunas de informações te garantirá um futuro 200 na c3 facinho. Dá uma treinada na gramática e pontuação, além de, se possível, analisar conclusão e estrutura de redações nota 900+. Deus abençoe! Espero ter ajudado. Você é brilhante, de verdade!
Só pra finalizar, eu só queria te dizer que eu corrigi com rigidez, tá? Além de que eu posso ter passado alguma informação errada, eu acho que você poderia conseguir até um 920 com essa redação incrível. Mas, como eu disse, é melhor pegar pesado e se sentir bem com uma nota melhor ainda depois, do que tirar uma nota ótima e depois acabar se decepcionando com uma possível correção mais exigente. De coração mesmo! A redação ta MUITO boa, o que te fez perder pontos não vai ser problema pra você!
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Por Lari987
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#119844
@Caiunao Muito obrigada pela correção de verdade me ajudou muito. Adorei seu jeito de corrigir e é muito bom pra mim que vc tenha sido rígido pq ajuda no meu aprendizado. vou trabalhar nos pontos destacados. Deus abençoe de verdade!
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Por Lari987
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#119846
@Caiunao eu só gostaria de saber o que significa essa cor roxa na conclusão na parte do repertório
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Por Caiunao
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#119895
Lari987 escreveu:@Caiunao eu só gostaria de saber o que significa essa cor roxa na conclusão na parte do repertório
Oii, obrigado! Fico MUITO feliz mesmo! A cor roxa é só pra sinalizar um repertório mesmo, nenhum erro nem observação não. Pelo contrário, destacando o projeto de texto ao incluir um repertório válido e que agrega na sua conclusão.
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Por Lari987
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#119900
Ahh entendi.obrigado de novo 😊
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