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Por Lari987
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Se no médico grego Hipócrates (considerado "pai da medicina"), ao dizer: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio", afirma que há uma estreita relação entre o hábito alimentar e a saúde de um indivíduo. Nesse sentido, a educação alimentar na contemporaneidade brasileira afeta a qualidade de vida da população, uma vez que a problemática é polarizada pela abundância alimentícia de alguns e a carência de outros.

Diante desse quadro, abundância alimentícia das camadas com maior poder aquisitivo, apesar de ser um ponto positivo tem como consequência e o desperdício de alimentos e incentivo o consumismo da população brasileira. Logo, acarreta problemas ambientais, pois o desperdício exacerbado de alimentos pode causar a escassez de alimentos, uma vez que o uso intensivo do solo, o torna infértil. E também para a saúde, já que o consumo excessivo de comida, principalmente industrializada, pode causar obesidade que é uma doença crônica, recidivante e considerada uma epidemia global de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e também outras doenças igualmente prejudiciais à saúde.

Ademais, a carência de alimentos das camadas em situação de pobreza ou extrema pobreza, é preocupante, logo que é que está ligada intrinsecamente aos casos de desnutrição e é agravada pela desigualdade social. Assim, há uma ocorrência de um "efeito bola de neve", uma vez que a desigualdade tão presente na sociedade brasileira, causada pela falta das mesmas condições econômicas entre classes, causa a carência alimentar, que tem como consequência a desnutrição ,e por vez esta afetou 10,1 milhões de brasileiros, segundo a agências especializadas da ONU (Organização das Nações Unidas).

Portanto, ao relembrar uma famosa frase do personagem Chaves, do seriado que leva o mesmo nome, "quem come tudo e não divide nada, acaba com a barriga inchada", é cobrado ao governo a efetivação de ações que visam despolarizar a educação alimentar no Brasil ,por meio do Ministério da Cidadania- órgão responsável pelo desenvolvimento social-, como a promoção de campanhas publicitárias pelos mais diversos meios, que busca inconscientizar a população sobre o consumismo exagerado de comida e que incentiviações solidárias para os que mais necessitam. Dessa forma, certamente haverá a concretização do que foi dito por Hipócrates de forma positiva, tendo como consequência a educação alimentar brasileira balanceada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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