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Por Kha123
#81847
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As ideias do filósofo contratualista John Locke, ao ser analisada sob a atual conjuntura do país, nos permite refletir sobre como a educação à distância está sendo negligenciada no tecido social brasileiro, pois configura-se na violação do "Contrato Social" afetando na vida de muitas pessoas. Nesse sentido, fatores como a falta de recursos voltados a educação em consonância com as falhas no ensino remoto, não podem ser desprezados, visto que esses são os principais elementos relacionados com a problemática.
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, a educação para toda população. Todavia, é relevante salientar que tal prerrogativa não está totalmente garantida, tendo em vista que houve um corte significado nós recursos voltados ao ensino, justamente em um momento em que as escolas deveriam criar infraestrutura e novas tecnologias. Portanto, é inadmissível que, em um país onde se paga uma das maiores taxas de tributos do mundo, o Estado não garanta políticas públicas capazes de corrigir ou reduzir essa situação.
Somando a isso, vale ressaltar que as falhas no ensino remoto é outro elemento que compromete a educação à distância. De acordo com dados das pesquisas divulgadas no G1 referente ao plano de ensino remoto no Brasil em 2021, a nota média das redes estaduais de ensino passou de 2,7 em 2020 para 5,1 neste ano, mas ainda distante da nota máxima que é 10. Isso nos mostra que a população brasileira está diante de uma situação extremamente delicada e é por essa razão que ações precisam ser tomadas para que todos possam viver com mais harmonia e com todos os seus direitos garantidos.
Desse modo, é importante que o Estado tome providência para alterar o quadro atual. Para que todos os brasileiros possam ter acesso ao esse de qualidade, urge que o governo federal invista, por meio de verbas governamentais e parcerias com estabelecimentos privados, na criação de novos recursos para os estudantes de classe baixa. Assim, se consolidará uma sociedade mais satisfeita, onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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