A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo, 6°, o Direito a educação, como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase, quando se observa o ensino, longinquidade, dificultado desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspetiva, faz-se imperiosa a análise que dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar, a ausência de medidas governamentais para combater a dificuldade com os aparelhos que possibilitam o acesso à “internet”. Nesse sentido, nota-se que a conexão de rede, é uma realidade não satisfatória no Brasil. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista john locke, configura-se como uma violação do "Contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os estudantes desfrutem dos direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o aprendizado como impulsionador do mal ensino no Brasil. Segundo a associação brasileira de educação a distância, divulgou que em 2019, ouve um aumento de 17% de alunos matriculados, com concentração desses alunos na região sudeste do país. Diante de tal exposto, isso significava que antes da pandemia, o Brasil já contava com 9 milhões de estudantes no EAD. Logo é admissível que esse cenário, continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esse obstáculo. Para isso, é imprescindível que o ministério da educação, por intermédio de publicidades e campanhas, promovam palestras, A fim da melhor performasse, para a educação no Brasil. Assim tornar-se-á possível, a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na magna carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada