Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59192
"O cidadão invisivel" trata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato a crítica de Dimenstein é verificada na educação a distância e seus impasses no Brasil que tem uma grande dificuldade na formação acadêmica e aprendizagem dos alunos. Nesse contexto as entraves para a educação a distância denotam a falta de formação específica para os professores e o acesso precário da população a recursos tecnológicos.
Dessa forma, em primeira análise a falta de formação específica para os professores é um desafio presente na educação a distância. Isso pode ser explicado segundo Maria Isabel Noronha que diz que para os professores, que estão na ponta do processo, está claro que esse modelo não funciona, não é exclusivo e aumenta ainda mais as desigualdades. Verifica-se então que o mal preparo gera insegurança, medo e falta de um melhor planejamento de uso das ferramentas que se tem. Assim, intervir nesse mal preparo é urgente.
Em paralelo, o acesso precário da população a recursos tecnológicos é um entrave que tange no problema. A décima edição da pesquisa TIC educação 2019, diz que quase 40% dos alunos de escolas públicas não tem computador ou tablete para estudar em casa. Tal afirmação é nítida nesse processo de educação a distância, visto que a falta desses aparelhos causam um não ou mal acesso às aulas, repetição do ano escolar e até desistência dos estudos, resultando no abandono da vida escolar. Assim urge intervir e colocar a educação em primeiro lugar.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, o poder público deve investir na educação a distância, por meio da destinação de verbas, a fim de fazer a impressão de todos os materiais que serim online, para entregar aqueles que não possuem meios de assistir e resolver atividades online. Paralelamente é preciso intervir sobre a falta de ferramentas presente no problema. Dessa forma, o Brasil poderá ter menos pessoas prejudicadas e desvalorizadas como diz Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM