• Avatar do usuário
#68574
A Amazônia Azul é o território marítimo brasileiro. Possui 3,5 milhões de quilômetros quadrados e serve como fonte de renda para o povo brasileiro. Foi pelos mares que o Brasil foi descoberto, é dele que a economia do país é também baseada. Lugar de navegação, pesca, extração de petróleo e gás, fonte de energia, dentre diversos outros recursos são de suma importância e jurisdição brasileira. Mas, no Brasil Contemporâneo, o desenvolvimento do país através dos recursos disponíveis no mar ainda é analisado como um problema. Isso se deve, sobretudo, a pesca exacerbada e a poluição. Desse modo, medidas que tragam características positivas para o tema são imprescindíveis.
Decerto, a pesca exacerbada pode levar várias espécies marinhas, principalmente de peixes, a extinção ou a futuras importações. Isso se dá, sobretudo pela não legalidade da pesca feita. Segundo análise feita pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), apenas 1/5 da pesca no mundo é declarada e legalizada. No Brasil essa realidade não difere, devido a, ilegalidade da pesca, o exagero e a gravidade de como ela é exercida, já chegam a 24 o número de espécies de peixes marinhos sob riscos, que podem sofrer extinção ou futuras importações, segundo publicação feita pelo portal UOL.
Em segundo plano, a poluição dos mares prejudica de forma significativa todos os recursos extraídos do mesmo. A Marinha do Brasil possui um grande papel a respeito da preservação da Amazônia Azul, e o combate ao lixo se apresenta como um dos principais desafios da gestão do mesmo. O Projeto MARPLAST, destaca que 90% do lixo monitorado em praias e restingas do litoral brasileiro são constituídos por resíduos plásticos. Com isso, o Ministério do Meio Ambiente, lançou o Plano Nacional de Combate ao Lixo do Mar (PNCLM), com o intuito de mostrar uma estratégia, que deve ser implementada por toda a sociedade, para minimizar o problema em questão.
Torna-se imprescindível, portanto, a tomada de atitudes que mitiguem os efeitos do desenvolvimento sustentável do mar. Para isso, é papel do Ministério do Meio Ambiente, juntamente a órgãos com competência ambientalista, como o IBAMA, aumentar a fiscalização da pesca exacerbada no território brasileiro, criando campanhas e leis, pois irão sensibilizar a sociedade sobre a importância do controle da pesca. Além disso, cabe a Marinha e órgãos competentes, continuarem os planos que impedem a poluição do mar e a limpeza do mesmo, mas também fiscalizarem mais e impor leis obrigatórias com intuito de também sensibilizar a sociedade a respeito do quanto o mar está sendo prejudicado por conta de tal feito. Dessa forma, é notório um avanço na melhoria da conservação da Amazônia Azul brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

JoaoPedro72 , qual dica você me daria para[…]

Sua redação ficou muito boa, mas pec[…]

Seu texto ficou muito bom, mas busque entender sob[…]

1-poucos erros gramaticais, você escreve b[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM