Com essa problemática presente em todo o Brasil, surgem dúvidas sobre as causas que o enraizaram e o porquê delas estarem à tona. Devido a falta de investimentos e de infraestrutura, muitas famílias sofrem por dificuldades financeiras, e em relação a isso, é que o governo tem se ausentado das políticas públicas e de oferecer assistência social, e por causa deste problema que muitos maltratam e abandonam os jovens, justamente devido à uma preparação inadequada ou a falta dela.
Além disso, há irregularidades que desrespeitam a prática do artigo diante da defesa das crianças e dos adolescentes, mostrando uma fragilidade e fazendo as pessoas, que são causadoras da violência, se aproveitarem para fazer esses mesmos atos e saírem impunes, ficando claro essa tal deficiência que o Estado tem para combatê-la.
Portanto, urge a necessidade de que as autoridades criem leis e fiscalizações mais rígidas que amparam a segurança dos jovens, por meio de projetos sociais e incentivos governamentais, diminuindo a frequência dos casos de violência. Outra, é criar ONGs que possam cuidar dos indivíduos que foram agredidos, promovendo à saúde e o bem estar destes através de tratamentos e terapias. Assim, os riscos atenuarão com a participação mais ativa do ECA e menores terão as vidas mais seguras e saudáveis.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.