Assim como a obra retrata, um dos motivos dos jovens terem contato com as substancias ilícitas são os problemas pessoais/sociais. Dados de uma pesquisa do IBGE em 2015 mostram o repentino aumento no uso de drogas ilícitas e álcool por parte dos jovens de 13 a 15 anos no período de 2012 a 2015, cerca de 1,70% e 5.00% respectivamente. A fase da adolescência é uma fase de mudanças e adaptações, por isso, diretamente relacionadas com os hormônios, momentos de estresse e ansiedade se tornam recorrentes nesta fase conturbada e, em contraste, se veem na necessidade de cessar seus problemas com algo, as drogas.
Ademais, a facilidade de se obter a droga também é preocupante, tanto a cocaína e maconha são consideras de fácil acesso pelos brasileiros que já as usaram, expondo um grave problema do tráfico em território brasileiro. As drogas conseguem alterar e transformar funções no nosso cérebro, por isso, se deve a importância de informar nossos jovens sobre tal assunto, assim como toda droga ilícita , elas tem o poder de destruir a vida de uma pessoa, contudo, as consequências são súperas no organismo jovem. Com a fase da adaptação (puberdade), tais mudanças feitas pela substancia ilícita pode acarretar em danos permanentes a algum órgão em crescimento ou no cérebro, impedindo tanto desenvolvimento estético e intelectual, dificultando na vida acadêmica e pessoal da vitima e podendo ocasionar no desenvolvimento de depressão.
Portanto, devem ser feitas ações para conservar a saúde do adolescente, órgãos como o Ministério da Saúde devem realizar ações de prevenção do uso de drogas com iniciativas em órgãos públicos e privados, tanto para a divulgação da informação e assistência para os jovens que são vitimas do vicio. O UNODC e o DPF devem realizar ações intensivas para o combate ao tráfico de drogas no país e, assim, retardar a ascenção de tais problemas no Brasil.
P.S: Eu retirei o tema desse texto do meu TCA (9ANO) que fiz esse ano, portanto, os dados que coloquei são todos veridícos e podem ser acessados nesse link: https://oglobo.globo.com/brasil/uso-de- ... z4LSpmWBtl
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.