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Por mathmorgado
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A proibição da domesticação de animais silvestres advém de uma principal razão: Segurança. Agora, segurança à quem?

É de senso comum que tigres, onças, leões e outros animais silvestres como esses, representam sim uma ameaça à segurança tanto do dono, quanto das pessoas ao seu redor. Agora, e quanto a animais como capivaras, certas espécies de araras, macacos no quais não necessariamente representam um perigo a nós?

Nesses casos, somos nós quem representamos perigo a eles e ao próprio meio ambiente através exploração, tráfico ilegal, maus-tratos, entre outros. Portanto, a proibição da domesticação desses animais é justificada pelo risco que eles representam a nós e que nós representamos a eles e ao meio em que vivem.

Recentemente um caso polêmico que ocorreu no Amazonas envolvendo o influenciador Agenor e a capivara "Filó" trouxe debates importantes sobre o assunto.

Agenor teria adotado Filó após a morte da mãe da capivara e convivido com ela durante 5 anos até o caso em questão, onde filo foi retirada do influenciador, levantando a seguinte questão: Domésticar animais Silvestres é errado, mas e caso já tenham sido?

Se Filó já vinha vivendo com Agenor durante 5 anos, estando em campo aberto, contato com a natureza e sendo, aparentemente, bem tratada, seria melhor mesmo retirá-lo do seu antigo lar e colocá-la em um ambiente fechado para passar por processos de reabilitação e, posteriormente, ir para natureza onde sua segurança é incerta? Entretanto, é mesmo seguro ao animal estar sendo domesticado?

Na minha visão, Agenor ter retirado a capivara da natureza para ficar sob seus cuidados foi errado, todavia também não concordo do animal ser levado à um ambiente fechado e posto de volta na natureza após ter vivido 5 anos longe da mesma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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