Avatar do usuário
Por zgabyduarte
Quantidade de postagens
#124368
A Carta Magna de 1988 apregoa que a saúde é um direito de todos. Entretanto, o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira é um entrave aos preceitos constitucionais, seja pela inoperância governamental, seja pela falta de empatia da sociedade. Nesse contexto, destacam-se a falta de suporte para pessoas com doenças mentais no brasil e o silenciamento da sociedade sobre tal assunto.
Vale ressaltar, inicialmente, que a ineficácia estatal é uma das causas da questão do estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, o filósofo Jean- Jacques Rosseau pontua que os Estado possui o dever de assegurar o bem-estar social e sob, essa óptica, é notório que, no Brasil, a ausência programas para conscientização dos problemas mentais rompe com esta analogia, visto que diversas pessoas no país tem algum problema psicológicos e não procuram tratamento. Dessa forma, fica evidente a existência de graves falhas governamentais em gerir o estigma associado a doenças mentais o que corrobora com o aumento de pessoas no país com transtornos psicológicos.
Ademais, a falta de empatia da sociedade agrava fortemente a situação do estigma associado a doenças mentais no Brasil. Sob esse viés, o filósofo Zygmunt Bauman em sua obra “Modernidade Líquida” afirma que as relações sociais acabam se tornando superficiais, frágeis e voláteis ,tendo como resultado uma sociedade pobre empaticamente. Nesse contexto, há de se perceber a intrínseca relação com o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, pois devido a falta de empatia da malha social diversas pessoas com doenças mentais acabam comentando suicídio. Sendo assim, se a falta de empatia for regra, o fácil acesso a tratamento será exceção.
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas pra amenizar o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira. Para isso, o Governo Federal deve promover ações por meio de campanhas capazes dar suporte para pessoas com doenças psicológicas, a fim de tratar e amenizar essas doenças. Somada a essa ação a sociedade precisa repudiar a inferiorização de qualquer preconceito devido a doenças mentais, por intermédio de debates nas mídias sociais capazes de promover o tratamento e a informação sobre esses problemas. Somente assim, o preceito constitucional da saúde será verdadeiramente garantido a todos os brasileiros.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
115 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
61 Exibições
por mariiaedua
0 Respostas 
61 Exibições
por Phhenri
0 Respostas 
49 Exibições
por maria0307
0 Respostas 
40 Exibições
por JoaoMelo
0 Respostas 
48 Exibições
por Raylla2205
3 Respostas 
179 Exibições
por med01
1 Respostas 
80 Exibições
por Rafaholanda0
1 Respostas 
68 Exibições
por gabpenido
0 Respostas 
62 Exibições
por crol

De acordo com o inquérito 641%, dos inquer[…]

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM