Por JNakamura
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Uma das cenas retratadas no livro Sol da Meia-Noite, escrito pela norte-americana Stephenie Meyer, é a situação em que, após sofrer um grave acidente, a protagonista Bella Swan passa a precisar de uma transfusão de sangue. Na obra ficcional, tudo se resolve em dois capítulos, porém, na vida real, nem todas as pessoas que precisam de doação de sangue alcançam o mesmo desfecho feliz que Bella Swan, já que, no Brasil, a quantidade de doações de sangue ainda não é suficiente para a grande demanda.
O sangue é um dos principais componentes do corpo humano e, portanto, vital para a sua sobrevivência. No entanto, por mais que saibam da importância desse líquido, muitas pessoas ainda não se consideram aptas a doá-lo, e um dos motivos disso é o receio que elas têm em relação aos mitos existentes sobre esse assunto. Há muitas dúvidas sobre quem pode doar sangue e quais são as consequências para esse foador. Grande parte da população não se sente totalmente esclarecida em relação ao tópico e jsso faz com que elas desistam de ajudar os outros.
Outro obstáculo para o aumento de doações de sangue é a falta de incentivo dessa ação. É muito raro ver uma palestra sobre o assunto sendo feita em escolas e empresas, ou então presenciar a divulgação de uma grande campanha. E, caso essa ausência de incentivo continue, o número de doadores sofrerá um grande declínio com o passar dos anos.
Contudo, existem duas possíveis soluções para aumentar o número de doações de sangue feitas no Brasil. A primeira delas consiste em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a mídia brasileira, a fim de esclarecer dúvidas sobre o assunto através de jornais, internet e outros meios de comunicação. Já a segunda opção seria comandada pelas prefeituras municipais, que passariam a oferecer "recompensas" (podendo ser desde quantias em dinheiro até descontos em impostos como IPTU e IPVA) em troca das doações. Coladas em prática, essas duas ações salvariam milhares de vidas e, consequentemente, fariam com que vários brasileiros tivessem um final feliz como o de Bella Swan.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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