O sangue é um dos principais componentes do corpo humano e, portanto, vital para a sua sobrevivência. No entanto, por mais que saibam da importância desse líquido, muitas pessoas ainda não se consideram aptas a doá-lo, e um dos motivos disso é o receio que elas têm em relação aos mitos existentes sobre esse assunto. Há muitas dúvidas sobre quem pode doar sangue e quais são as consequências para esse foador. Grande parte da população não se sente totalmente esclarecida em relação ao tópico e jsso faz com que elas desistam de ajudar os outros.
Outro obstáculo para o aumento de doações de sangue é a falta de incentivo dessa ação. É muito raro ver uma palestra sobre o assunto sendo feita em escolas e empresas, ou então presenciar a divulgação de uma grande campanha. E, caso essa ausência de incentivo continue, o número de doadores sofrerá um grande declínio com o passar dos anos.
Contudo, existem duas possíveis soluções para aumentar o número de doações de sangue feitas no Brasil. A primeira delas consiste em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a mídia brasileira, a fim de esclarecer dúvidas sobre o assunto através de jornais, internet e outros meios de comunicação. Já a segunda opção seria comandada pelas prefeituras municipais, que passariam a oferecer "recompensas" (podendo ser desde quantias em dinheiro até descontos em impostos como IPTU e IPVA) em troca das doações. Coladas em prática, essas duas ações salvariam milhares de vidas e, consequentemente, fariam com que vários brasileiros tivessem um final feliz como o de Bella Swan.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.