• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#69926
De acordo com o sociólogo brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, em seu livro "Raízes do Brasil", o homem brasileiro é caracterizado por sua "cordialidade", ou seja, pelo seu caráter solidário e hospitaleiro. Entretanto, ao observar o contexto que tange a doação de sangue, a "cordialidade" mencionada pelo autor é nada mais do que uma ficção, visto que o ato de doar essa substância vital para o corpo, é pertencente apenas a uma minoria do corpo social. Sendo assim, configuram-se como impasses: O estigma social acerca da transferência de sanguínea e a inoperância estatal na fomentação de políticas públicas para incentivar o ato. Portanto, infere-se que seja feita uma análise a fim de compreender os efeitos da problemática no território nacional. 
Em primeiro plano, o preconceito tangente à doação de sangue na sociedade é causado pela disseminação de ideias falaciosas acerca do assunto. Isso ocorre devido à falta de conhecimento presente nos círculos sociais, assim, mitos sobre o ato são alastrados e, consequentemente, a transferência de sangue torna-se inalcançável para os que necessitam, gerando o enfraquecimento da solidariedade. Nessa ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, caracteriza a contemporaneidade como a "Modernidade líquida", ou seja, a era do enfraquecimento das relações sociais. A partir disso, a liquidez no que tange a doação sanguínea, segrega cidadãos do bom convívio social e desacata direitos essenciais, como a saúde.
Em segundo plano, a incúria estatal que permeia a falta de incentivo à criação de políticas públicas corrobora intrinsecamente para o desconhecimento dos indivíduos acerca da transfusão de sangue. O estado, como portador do bem-estar social falha da democratização do saber a respeito dessa conjuntura, dessarte, o número de não doadores cresce demasiadamente. Nesse viés, o direito à saúde presente na Constituição Federal de 1988 é descumprido de modo que suscita o agravamento de doenças hematogênicas que necessitam de transfusão sanguínea em indivíduos afetados. Contudo, urge que o poder público disponha de medidas a fim de resolver o entrave.
Em suma, é necessária a adoção de medidas exequíveis com o intuito de atenuar a problemática que permeia a doação de sangue em questão. Logo, é fulcral que o Governo Federal, por meio de infográficos e com o auxílio de mídias digitais crie programas de incentivo à doação de sangue. Tal programa ocorrerá em rádios, redes sociais, televisões e será aberto para a população sanar suas dúvidas e adquirir conhecimento, desse modo, a prática será disseminada para a maioria e por consequência, irá gerar interesse nas camadas sociais. Além disso, é mister que o Ministério da Saúde, através de renda direcionada pelo Poder Executivo, crie postos de atendimento móvel em áreas de difícil acesso, com o fito de levar saúde e solidariedade nesses locais, assim, gerando mais doadores. Destarte, a "cordialidade" de Sérgio Buarque fará jus a realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#70481
Olá, tudo bem?
Alguém precisa de uma correção? 🐇

*Lembrando: não sou profissional, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.


INTRODUÇÃO 🐾

De acordo com o sociólogo brasileiro Sérgio Buarque de Holanda, em seu livro "Raízes do Brasil", o homem brasileiro é caracterizado por sua "cordialidade", ou seja, pelo seu caráter solidário e hospitaleiro. Entretanto, ao observar o contexto que tange a doação de sangue, a "cordialidade" <tente não repetir novamente, você pode usar "afabilidade".

Significado de Cordialidade

Qualidade de cordial, do que é afetuoso, amável; afabilidade.


Significado de Afabilidade

Característica ou ação de quem é afável; qualidade da pessoa que é cortês ou demonstra cortesia

mencionada pelo autor é nada mais do que uma ficção, visto que o ato de doar essa substância vital para o corpo, é pertencente apenas a uma minoria do corpo social. Sendo assim, configuram-se como impasses: O estigma social acerca da transferência de sanguínea e a inoperância estatal na fomentação de políticas públicas para incentivar o ato. Portanto, infere-se que seja feita uma análise a fim de compreender os efeitos da problemática no território nacional.


Sobre a sua introdução, ela está bem apresentada e informada, sua tese e problematização estão boas com conectivos excepcionais.

DESENVOLVIMENTO 1 🐾

Em primeiro plano, o preconceito tangente à doação de sangue na sociedade é causado pela disseminação de ideias falaciosas acerca do assunto. Isso ocorre devido à falta de conhecimento presente nos círculos sociais, assim, mitos sobre o ato são alastrados e, consequentemente, a transferência de sangue torna-se inalcançável para os que necessitam, gerando o enfraquecimento da solidariedade. Nessa ótica, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, caracteriza a contemporaneidade como a "Modernidade líquida",>ou seja,< aqui você poderia ter mudado para "isto é" já que isso foi colocado na introdução/ a era do enfraquecimento das relações sociais. A partir disso, a liquidez no que tange a doação sanguínea, segrega cidadãos do bom convívio social e desacata direitos essenciais, como a saúde.

Gostei muito do seu desenvolvimento, o único problema aparente é insistência da repetição de palavras, que veio desde a introdução e persistiu no desenvolvimento


DESENVOLVIMENTO 2 🐾

Em segundo plano, a incúria estatal que permeia a falta de incentivo à criação de políticas públicas corrobora intrinsecamente para o desconhecimento dos indivíduos acerca da transfusão de sangue. Falta de Conectivo> O estado, como portador do bem-estar social falha da democratização do saber a respeito dessa conjuntura, dessarte, o número de não doadores cresce demasiadamente. Nesse viés, o direito à saúde presente na Constituição Federal de 1988 é descumprido de modo que suscita o agravamento de doenças hematogênicas que necessitam de transfusão sanguínea em indivíduos afetados. Contudo, urge que o poder público disponha de medidas a fim de resolver o entrave.

CONCLUSÃO 🐾


Em suma, é necessária a adoção de medidas exequíveis com o intuito de atenuar a problemática que permeia a doação de sangue em questão. Logo, é fulcral que o Governo Federal,
[AGENTE]/por meio de infográficos [MEIO/MODO] e com o auxílio de mídias digitais crie programas de incentivo à doação de sangue. [AÇÃO]. Tal programa ocorrerá em rádios, redes sociais, televisões e será aberto para a população sanar suas dúvidas e adquirir conhecimento,[FINALIDADE] desse modo, a prática será disseminada para a maioria [MODO/MEIO] e por consequência, irá gerar interesse nas camadas sociais. Além disso, é mister que o Ministério da Saúde, [AGENTE] através de renda direcionada pelo Poder Executivo, [AGENTE] crie postos de atendimento móvel em áreas de difícil acesso, [AÇÃO] com o fito de levar saúde e solidariedade nesses locais, assim, gerando mais doadores.[FINALIDADE] Destarte, a "cordialidade" <Repetição de Sérgio Buarque fará jus a realidade. [DETALHAMENTO]

• Tirando as repetições e a falta de 1 conectivo, para mim, sua redação por completo está ótima, principalmente a parte da conclusão. Parabéns!! 🐰❤️

*obs: eu vi sua correção das palavras nos comentários ❤️


🥕--------------------------------------------- 🥕
Por hoje foi só, Até mais!!

"Assim como o coelhinho da páscoa, procure seus ovinhos do conhecimento para melhorar suas práticas em redação!!!"🐰
HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Para o filósofo grego Aristóteles, q[…]

O peso de ser gentil

Cordialidade trata-se do bom recebimento e tratam[…]

A Constituição Federal, norma de mai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM