Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#54499
A doação de órgãos consiste no gesto nobre da remoção de órgãos de uma pessoa falecida ou de um doador voluntário,com o propósito de transplantar para outra pessoa que está necessitando de órgãos para viver.No Brasil,são feitos cerca de 6 mil transplantes de rins por ano.
Além disso,mais de 90% dos transplantes de órgãos são realizados pelo Sistema Único de Saúde(SUS).Embora o Brasil tenha excelência cirurgias realizadas,o número de doadores ainda está em escassez,são 17 doadores para cada 1 milhão da população.E só 48% da família dos doadores permitem a autorização para doar pela razão de empecilhos que dificultam as doações, como fatores sociais,estruturais,culturais e a falta de conhecimento sobre morte encefálica,um assunto que é pouco discutido no meio social.
Convém lembrar que comparado a média dos índices do Brasil,é muito inferior em relação a países como Estados Unidos.Nas regiões Sul e Sudeste,os números de doadores chegam a 30 por milhão,enquanto a taxa nas regiões Norte e Nordeste cai para três,quatro habitantes por milhão.A lei N* 5.479 dispõe sobre a retirada de transplantes e de outras providências como doar órgãos para a ciência,pois pode contribuir para o aprimoramento e formação de profissionais,que por falta de estrutura do SUS e a diversidade no país,algumas cidades ficam descrebilizadas.
Portanto,há de se considerar que o Brasil tem a grande dificuldade de consolidar o número de doadores para que seja maior,o governo precisa investir na infraestrutura,na formação de profissionais e campanhas que falam sobre o assunto,pois a informação é algo que vai esclarecer que os dogmas só dificultam o mais importante,que é a doação de órgãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 60

Você atingiu aproximadamente 30% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Bom dia, vou colocar aqui os pontos q vc pode melh[…]

"O cidadão invisivel" trata da de[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Na obra "Utopia", do escritor inglê[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM