Nessa perspetiva, é válido ressaltar que no Brasil há uma carência de leis favoráveis a doação de órgãos. Pode-se citar como exemplo disso a lei do doador necessário, em que nos casos de morte só é voluntário a doação quem expressou de forma documentada esse desejo em vida ou quem possua autorização da família pós falecimento. Nesse viés, muitos potências doadores são perdidos por desconhecerem tal atribuição, além disso, a falta de ação imediata na conservação dos bons órgãos após a morte gera perdas irreparáveis. Dessa forma, é notório que essa regulamentação precisa ser revista o quanto antes.
Outrossim, é válido salientar que a falta de conhecimento a respeito da importância de doar um órgão é responsável pela baixa quantidade de doações. Como exemplo disso, em 2023 o apresentador Faustão ganhou mídia após enfrentar dificuldades para conseguir um transplante de coração. Isso ocorreu porque essa ação é realizada via sistema unificado de saúde ( SUS ), que não faz distinção de possoas. Desse modo, fica evidente a realidade da maioria dos brasileiros que também necessitam de transplantes e não conseguem por escassez de doadores, por conseguinte a discussão ganhou novas roupagens.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar a problemática. Para tanto, cabe ao governo federal em parceria com o poder legislativo - responsável pela criação e regulamentação de leis - reformular a lei do doador necessário fazendo com que todos sejam doadores necessários a menos que expressem desejo contrário. Com o intuito de aumentar o índice de doação de órgãos. Ademais, cabe ao governo municipal em parceria com a mídia virtual, criar campanhas espalhadas em pontos estratégicos dos municípios e com ampla divulgação nas plataformas digitais, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância da doação de órgãos. Só assim, o imaginário popular a respeito da temática ficará livre de teorias conspiratórias como a do filme fratura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.