Apesar de ser reconhecido internacionalmente, o sistema de transplantes do país possui uma das menores taxas de doação de órgãos no mundo, resultando em longas filas de espera e óbitos. Dito isso, é de extrema necessidade promover a conscientização da população acerca da importância da doação de órgãos, com educação e campanhas, como a do “setembro verde”
Como disse o médico Dráuzio Varella, "A doação de órgãos é um gesto de amor e solidariedade que pode salvar vidas.“
A falta de informação e mitos em torno da doação de órgãos são os principais fatores que desencorajam potenciais doadores. Estudos mostram que 70% dos brasileiros não sabem como ser doadores. Além disso, muitas pessoas acreditam que a doação de órgãos pode prejudicar o corpo do falecido ou que a família terá que arcar com os custos do transplante. Além disso, é necessário aprimorar a infraestrutura e os processos envolvidos na doação e transplante de órgãos. Reduzir a burocracia e incentivar a colaboração entre hospitais e equipes médicas são medidas que podem acelerar o processo e salvar vidas.
Conclui-se que a doação de órgãos no Brasil é um desafio que afeta diretamente a vida de inúmeras pessoas. Para enfrentar esse problema, é crucial promover a conscientização e a educação da sociedade, bem como aprimorar a infraestrutura do sistema de transplantes. Somente com ações efetivas e a participação de todos os cidadãos, podemos aumentar a taxa de doação de órgãos e oferecer uma segunda chance de vida a muitos brasileiros que atualmente aguardam por um milagre
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada