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Por lucsx
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#78213
A Constituição Federal Brasileira garante aos restaurantes e supermercados o direito de doar alimentos a indivíduos vulneráveis. No entanto, no contexto atual, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa que estabelecimentos não doam alimentos, pois a legislação não isenta os empresários da responsabilidade de quaisquer danos.
Segundo pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10,3 milhões de indivíduos estão sem acesso a uma alimentação básica.
Ademais, o desperdício de alimentos não é restrito somente a estabelecimentos comerciais, ele também está presente no transporte, na armazenagem e nas centrais de abastecimento.
Além disso, o desperdício de alimentos prejudica a economia e o desenvolvimento socioeconômico do país, ocasionando assim, no aumento do preço dos produtos.
Logo, diante do exposto acima, é fundamental reverter tal problemática, a fim de diminuir o índice de indivíduos que passam fome no Brasil. Para isso, é imprescindível que não haja penas severas para tais empresários. O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, deve criar leis que minimizem a fome e a pobreza no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Chrystian
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#78272
EXPLICANDO MEU METODO:
CONFUSO = AMARELO
DESNECESSÁRIO = ROSA
ERRO DE GRÁFIA = VERMELHO
(OBSERVAÇÃO) = NEGRITO
Esse aqui é meu método de correção:
Amarelo significa que o trecho marcado por ele, está confuso;
Rosa significa que você repetiu ou utilizou palavras desnecessárias;
Vermelho significa que você errou a acentuação ou a conjugação de um verbo;
Negrito são minhas observações, sempre estão entre parênteses com números, por exemplo, (1) ou (2) e assim por diante, quando as utilizo, significa que você errou no paralelismo, na virgula, na preposição, nos conectivos ou, por fim, no significado das palavras. Você poderá ler minhas observações mais abaixo na parte chamada “observações detalhadas”.

TEXTO CORRIGIDO:
A Constituição Federal Brasileira garante aos restaurantes e (1) supermercados o direito de doar alimentos a (2) indivíduos vulneráveis. No entanto, no contexto atual, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática, quando se observa que estabelecimentos não doam alimentos, pois a legislação não isenta os empresários da responsabilidade de quaisquer danos. (3)
Segundo pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 10,3 milhões de indivíduos estão sem acesso a uma alimentação básica. (4)
Ademais, o desperdício de alimentos não é restrito somente a estabelecimentos comerciais, ele também está presente no transporte, na armazenagem e nas centrais de abastecimento.
Além disso, o desperdício de alimentos prejudica a economia e o desenvolvimento socioeconômico do país, ocasionando assim, no aumento do preço dos produtos. (5)
Logo, diante do exposto acima, é fundamental reverter tal problemática, a fim de diminuir o índice de indivíduos que passam fome no Brasil. Para isso, é imprescindível que não haja penas severas para tais empresários. ( (6) O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social, deve criar leis que minimizem a fome e a pobreza no Brasil. (7)
OBSERVAÇÕES DETALHADAS:
(1) : erro de paralelismo, o correto seria: “garante aos restaurantes e aos supermercados”
(2) : ocorre crase aqui (à), pense assim: quem doa, doa algo, algo a a alguém, logo o correto seria doar alimentos à indivíduos.
(3) : não introduziu tese.
(4) : você já introduziu o segundo paragrafo argumentando e isso está errado, você deveria inicialmente abordar qual seria a tese defendida nesse parágrafo, além disso, você desenvolveu muito pouco suas ideias, tornando o texto superficial.
(5) : você cometeu o mesmo erro do segundo paragrafo, novamente não introduziu sua tese e desenvolveu pouco seus argumentos.
(6) : o trecho “Logo, diante do exposto acima, é fundamental reverter tal problemática, a fim de diminuir o índice de indivíduos que passam fome no Brasil” está perfeito, porém o trecho seguinte: “. Para isso, é imprescindível que não haja penas severas para tais empresários.” Está muito confuso, perceba que você não abordou em seu texto sobre punições à empresários, logo, essa informação ficou solta dentro do texto.
(7) Está bom, porém, você se esqueceu de dizer a finalidade da lei, além de dar um detalhamento sobre ela.

COMPETENCIAS:
C1, GRAMATICA: cometeu poucos desvios, 200 pontos
C2, TEMA E REPERTORIO: ideias pouco desenvolvidas tanto no segundo quanto no terceiro parágrafo, 160 pontos
C3 ORGANIZAÇÃO: devido aos problemas da falta de tese, mal desenvolvimento do segundo e terceiro parágrafo, além de uma informação solta na conclusão, 120 pontos
C4, CONECTIVOS: faltou conectivos de introdução no segundo parágrafo, 160 pontos
C5, INTERVENÇÃO: devido ao trecho confuso e a falta de finalidade (ou detalhamento) da conclusão, 120
TOTAL: 760
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