Em primeiro plano, cabe destacar que a ausência de leis e fiscalizações no âmbito digital, criam um solo fértil para a evolução da manipulação de dados. Segundo o filósofo contratualista John Locke, "Onde não há leis, não há liberdade". Sobre essa ótica, o Estado tem o papel de garantir, através das leis, direitos naturais dos cidadãos como, por exemplo, a liberdade de escolha que, na internet está sendo violada devido ao alheamento algoritmado.
Ademais, a ditadura do algoritmo influencia negativamente o senso crítico dos internautas. Segundo o Pai da Comunicação Social, Marshall McLuhan, "Os homens criam ferramentas e as ferramentas recriam os homens". Dessa forma, é perceptível que a seleção de informações via dados, constituem como ameaça a autonomia intelectual da população, visto que, os indivíduos são submetidos a uma gama limitada de conteúdos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater o controle comportamental dos usuários. Para isso, cabe ao Poder Legislativo, por meio de um debate na Câmara dos deputados, aprovar uma nova lei que seria elaborada com a finalidade de combater a manipulação na internet e punir devidamente os culpados. Somado a isso, o Governo Federal deveria aumentar os impostos às grandes empresas de mídias sociais. Assim, ter-se-ia uma sociedade diferente da narrativa de Orwell.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.