Nesse contexto, primeiramente, é necessário ressaltar a importância das relações interpessoais para o desenvolvimento humano. Sob esse aspecto, de acordo com o sociólogo Vigotsky, os indivíduos se constroem pela interação, ou seja, ao nascer eles são como computadores formatados - ausentes de manias e costumes-, mas, quando interagem entre si, aprendem e compartilham ideias e ideais. Contudo, na realidade contemporânea das famílias brasileiras, essas trocas, devido à utilização exagerada de aparelhos eltrônicos, como os celulares, são diminuídas. Dessa maneira, elas têm o seu desenvolvimento prejudicado, pois permutam o contato real pelas telas de vidro, as quais não reagem aos estímulos do olhar humano, o que desfavorece a interpessoalidade - que ajudaria a construir o indivíudo-, virtualizando, assim, a vida.
Ademais, esse distanciamento também dificulta a inserção social dessas pessoas. Isso ocorre, pois, segundo o sociólogo Durkheim, a família é o primeiro mecanismo de socialização humana, isto é, antes de ingressarem nos meios sociais, os homens se relacionam no núcleo familiar. Nesse sentido, ao não terem um estreitamento efetivo desse ambiente, como consequência do abuso das tecnologias, muitos brasileiros não são introduzidos aos modos harmoniosos necessários para uma boa convivência social - a empatia e o saber ouvir a opinião alheia são exemplos disso. Desse modo, formam-se famílias inteiras de anti-sociais.
Portanto, é indubitável que o exagero no consumo de tecnologias provoca um distanciamento familiar extremamente prejudicial ao país. Logo, o Ministério da Cidadania e o Ministério da Educação - órgãos responsáveis pelas questões sociais e educacionais do Brasil, respectivamente,- precisam criar uma campanha, nomeando-a "Família integrada", por meio de palestras e seminários nas escolas municipais, com o fim de instruir as famílias sobre o uso equilibrado das tecnologias. Dessa forma, o mundo delas poderá progredir, como preveu Jobs, pela interação saudável do digital com o real, que aprenderão com essa ação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.