Avatar do usuário
Por vitoriafink
Quantidade de postagens
#124012
De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, todo e qualquer indivíduo tem direito à liberdade de
expressão. De maneira análoga a isso, uma interpretação equivocada vem causando disseminação de discursos de ódio nas redes sociais. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de controle em relação a discursos que extrapolam os direitos dos usuários enquanto cidadãos e a não cooperação das redes no combate a esses discursos.
Em primeira análise evidencia-se a fraca e muitas vezes inexistente limitação imposta sobre os discursos de ódio proferidos pelos usuários dentro das redes sociais. Sob essa ótica, nos últimos anos o número de pessoas que relatam vivenciar diferentes tipos de violência aos Direitos Humanos vêm aumentando, de acordo com dados da ONG Safernet. Dessa forma, é evidente que o usuários que violam a Constituição se fazem cada vez mais presentes nas redes sociais, evidenciando ainda, a falta de providências para contê-las.
Além disso, é notório o papel fundamental que a própria empresa responsável pela rede em questão deve exercer para o combate de qualquer forma de expressão que possa ferir os Direitos Humanos. Desse modo, a cooperação por parte dessas empresas é um fator determinante, tendo em vista que somente elas têm possibilidade de implementar restrições e novas regras para utilização de seus serviços. Consoante a isso, a inflexibilidade em relação a atos inconstitucionais tende a fazer com que os usuários procurem outras empresas para expressar suas ideias com "liberdade", o que explica o estilo conservador de certas empresas de redes sociais que acabam colocando a regularidade constitucional em segundo plano.
Depreende-se portanto, a adoção de medidas que venham conter a disseminação de discursos de ódio nas redes sociais. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Justiça identificar com precisão manifestações inconstitucionais e impor regras que sejam imprescindíveis para o funcionamento de empresas responsáveis pelas redes sociais no Brasil, afim de que haja uma maior responsabilidade do Estado no combate à disseminação de manifestações errôneas de acordo com a lei. Somente assim, a Constituição brasileira de 1988 será devidamente respeitada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Os discursos de ódio nas redes sociais
por Geovanas14    - In: Outros temas
0 Respostas 
79 Exibições
por Geovanas14
0 Respostas 
377 Exibições
por Junistudies
0 Respostas 
54 Exibições
por Sopphia
0 Respostas 
43 Exibições
por gustavo6378
0 Respostas 
88 Exibições
por Brunoolive
O discurso de ódio nas redes sociais
por Raiara18    - In: Outros temas
0 Respostas 
32 Exibições
por Raiara18
0 Respostas 
92 Exibições
por felix2023
0 Respostas 
70 Exibições
por danillxs
4 Respostas 
195 Exibições
por Rudolfo
0 Respostas 
46 Exibições
por ferraz99

OlrenBeat poderia corrigir por favor

Fome no Brasil

O Brasil é o maior produtor de alimento do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM