Diante desse cenário, vale ressaltar o preconceito, como propulsora desse impasse. Conforme Platão, "O importante da vida não é viver, mas viver bem". Nesse ínterim, no Brasil, contrasta a ideia na medida em que a falta de apoio à essa parcela, todavia, coíbe o poder progressista e, consequentemente, ocasiona cidadãos com dificuldade de inserção no mercado de trabalho e na saúde, o qual é negado às pessoas socialmente desfavorecidas, que contribui com a manutenção dessa problemática. Assim, cabe a análise aprofundada desse imbróglio.
Outrossim, merece destaque a ausência governamental para combater o problema. Nesse sentido, há uma desmoralizada negligência do Poder Estatal em relação à segurança. Um exemplo disso, é seu constante silêncio e omissão no tocante às populações LGBTQIA+ discriminadas quando se observa a falta de auxílio a essa parcela. Segundo as ideias do filósofo, Thomas Hobbes, esse viés viola o "Contrato Social", onde o Estado é responsável por seus cidadãos e tudo que os afeta socialmente. Dessa forma, com o fito de dirimir esse revés, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes.
Portanto, é fundamental a criação de alternativas para amenizar esse impasse. Para isso, cabe ao Poder Executivo, por meio da mídia televisiva e das redes sociais, devido ao seu alcance nacional, criar um programa de conscientização, através de entrevistas com profissionais da área, a fim de solucionar o problema em relação às discriminações. Sendo assim, as ideias pautadas na Constituição Federal serão efetivados na prática.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.