Inicialmente, um entrave é o tratamento retrógrado de parte dos profissionais para com os animais, que agem - em maioria - com descaso as suas necessidades. De fato, tal banalidade evidencia a falta de moral, que é trazida pelo filósofo immanuel Kant: podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata os animais. Um exemplo disso é a discriminação contra a alimentação de cada espécie, que generaliza uma nutrição superficial gerando descaso de parte da população, que dissemina o caráter excludente da boa alimentação - fato exposto em Madagascar em relação a refeição de Alex, o leão.
Outro desafio enfrentado pelos animais mantidos em cativeiro é a utilização de violência para sua total dominação. De acordo com Hannah Arendt, quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada. A frase da socióloga alemã mostra que, enquanto o Estado e os estabelecimentos não garantirem direitos de liberdade e bem-estar para as espécies - com respeito por parte dos profissionais e do público - tal minoria ainda estará sofrendo práticas discriminatórias.
Destarte, para que as espécies de animais consigam viver livremente no conforto, é preciso que a Coordenadoria de Defesa e Saúde Animal (CDSA), em parceria com as instituições de ensino, promovam campanhas anuais de como tratar as espécies sem discriminá-las, de maneira a garantir que as escolas e estabelecimentos possam ter movimentos sociais, facilitando a convivência desse grupo na sociedade. Em adição, o Estado deve divulgar propagandas institucionais ratificando a importância do respeito à biodiversidade para que a discriminação seja reduzida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.