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Por laysasqrw
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#72433
Na sociedade japonesa, os nipônicos tem muito respeito com os idosos, se curvam, valorizam em respeito ao tempo, à vivência, à sabedoria, ao conhecimento adquirido dos mesmos. Logo, nota-se que aqui no Brasil esse respeito e cuidado com o grupo da terceira idade é deixado cada vez mais de lado.
A personagem "Dona Benta", do Sítio do Pica-Pau Amarelo, é estereotipada, nesse contexto, retrata uma realidade que não é a mesma de todos os idosos. Nem sempre eles têm uma boa vivência familiar, amor, cuidado, afeto dos netos, como é simbolizada a personagem. A proteção do ancião é uma questão social, mas o estatuto para os mesmos, não é cumprida, é falha.
Outro ponto relevante, no filme "Up! Altas Aventuras" retrata o cotidiano do sênior, quando perde o sentido, e uma criança "dá cor" novamente à sua vida. A nossa formação desvaloriza nossas raízes e isso se perpetua na relação com as pessoas mais velhas. O Brasil não valoriza as antiguidades, é tido como arcaico.
Portanto, como a figura de "Dona Benta" é estereotipada, no país intensificou 59% as denúncias de violência doméstica na pandemia, as relações familiares ficaram confusas e casos de abandono em hospitais e asilos ocorrem muito. Por isso, o governo deveria garantir proteção e zelo para os mais velhos, criando leis que realmente são eficazes, garantindo a qualidade de vida dos mesmos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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Por laysasqrw
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#72438
Oi gente! É a minha primeira vez fazendo o Enem, estou no 1° ano do EM, tenho pouco conhecimento de como fazer uma redação, então, se voces tiverem um tempinho para analisar a minha, eu ficaria muito feliz e agradecia, vai me ajudar muito! 💚
@Gi69
@anasilva1
@GabyyOliver
@KISTX
@enock
@beatrix
@Amora
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Por Reinaldo
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#72439
Eu não tenho experiência para corrigir, mas lendo sua redação. Poxa muito boa viu. Parabéns
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Por anasilva1
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#72465
Olá @laysasqrw. Aqui está minha correção :)

“Na sociedade japonesa, os nipônicos tem muito respeito com os idosos, se curvam, valorizam em respeito ao tempo, à vivência, à sabedoria, ao conhecimento adquirido dos mesmos. Logo, nota-se que aqui no Brasil esse respeito e cuidado com o grupo da terceira idade é deixado cada vez mais de lado.”

- Gostei da sua alusão à cultura japonesa. Está relacionada com o tema
- No lugar desse “Logo”, poderia ter utilizado um conectivo com ideia de adversidade, como “entretanto”, “todavia” ou “porém”
- Sobre a tese: Particularmente, eu gosto de explicitar a tese (problema) na introdução. Quando não faço isso, “antecipo” o problema no último período do parágrafo, por exemplo: “Urge, portanto, analisar os aspectos que contribuem para essa problemática”
- Sem erros gramaticais aparentes

“A personagem "Dona Benta", do Sítio do Pica-Pau Amarelo, é estereotipada, nesse contexto, retrata uma realidade que não é a mesma de todos os idosos. Nem sempre eles têm uma boa vivência familiar, amor, cuidado, afeto dos netos, como é simbolizada a personagem. A proteção do ancião é uma questão social, mas o estatuto para os mesmos, não é cumprida, é falha.”

- Recomendo utilizar conectivos no início dos parágrafos de desenvolvimento, pois eles elevam sua nota na C4
- Poderia ter contextualizado citando até mesmo o próprio Estatuto do Idoso de forma mais extensa
- Para escrever o desenvolvimento, recomendo começar com um tópico frasal, cuja função é introduzir o que vai ser falado naquele parágrafo. Assim, você poderia introduzir o seu repertório, no caso, a personagem Dona Benta.


“Outro ponto relevante, no filme "Up! Altas Aventuras" retrata o cotidiano do sênior, quando perde o sentido, e uma criança "dá cor" novamente à sua vida. A nossa formação desvaloriza nossas raízes e isso se perpetua na relação com as pessoas mais velhas. O Brasil não valoriza as antiguidades, é tido como arcaico.”

- Novamente, é bom que você inicie os parágrafos D1, D2 e conclusão com conectivos
- Senti falta de uma argumentação mais extensa
- Tome cuidado com o uso excessivo de repertórios. Se você conhecer mais de um para o tema, recomendo usar aquele que dê para extrair o máximo de elementos para sua argumentação. Caso você use mais de um repertório e não desenvolva totalmente um deles, seu texto ficará mais parecido com uma exposição do que uma argumentação


“Portanto, como a figura de "Dona Benta" é estereotipada, no país intensificou 59% as denúncias de violência doméstica na pandemia, as relações familiares ficaram confusas e casos de abandono em hospitais e asilos ocorrem muito. Por isso, o governo deveria garantir proteção e zelo para os mais velhos, criando leis que realmente são eficazes, garantindo a qualidade de vida dos mesmos.”

- Conectivo bem utilizado no início
- Gostei que você retornou o repertório citado na Introdução
- Sobre o uso de dados estatísticos: Eles também são considerados repertórios e devem ser LEGITIMADOS, ou seja, você deve colocar para todo dado a sua fonte.
- A conclusão deve apresentar os seguintes elementos: Agente (quem fará), ação (o que será feito), meio/modo (como será feito), finalidade (para quê será feito) e detalhamento (pode ser de qualquer um dos elementos citados). Lembrando que apenas esse parágrafo pode te garantir os 200 pontos na C5
- Seria interessante se você usasse os repertórios nos parágrafos D1 e D2, sempre contextualizando e ligando sua argumentação

Esses links podem te ajudar a melhorar na escrita. Espero ter ajudado :D
dica-banco-de-filmes-para-usar-na-conte ... 14586.html

dica-banco-de-citacoes-com-frases-de-pe ... t8171.html

dica-tabela-de-elementos-de-coesao-textual-t2130.html

materiais-de-apoio-por-categoria-t35130.html
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Por laysasqrw
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#72503
@anasilva1 anasilva Me ajudou demais! Você nem tem noção 😅 Vou procurar estudar mais com esses links que me mandou. Muito obrigada Ana! 💚
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