• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#74016
Atualmente, China e Japão são considerados os países que mais tem idosos no mundo por causa da lei que foi vigorada no século XIX por não permitir á população ter mais de dois filhos. De forma análoga, não é diferente no Brasil por conta que os direitos da terceira idade estão sendo violados tanto pelos cidadãos quanto pelo governo. Assim, essa problemática é causada pela violência e eles serem alvos fáceis á criminosos.

Em primeiro plano, é de grande importância ressaltar que a violência contra a terceira idade é um problema. Outrossim, de acordo com o jornal Balanço Geral de São Paulo, foi notificada á polícia civil que uma senhora de 70 anos estaria em cárcere privado á 30 anos sendo submetida a criar 70 cachorros e não ter contato com á família. Portanto, essa questão deve ser radicado quanto antes para que novas notícias como essa não aconteça novamente.

Nesse contexto, os cidadãos mais velhos são alvos fáceis para criminosos. Ademais, o Jornal Fantástico 2020, constou que os assaltantes conseguiam dinheiro de alguns idosos através de um plano, onde os criminosos ficavam nas portas do banco á espera dos idosos para ajudar a sacar o dinheiro, porém a intuição era clonar os cartões dos senhores quando não percebiam e assim fazendo assalto. Logo, caso não seja resolvida essa questão muitos cidadãos serão alvos desses criminosos.

Dessa forma, a violência e a vulnerabilidade dos idosos devem ser solucionado. Imediatamente, o Governo Federal juntamente com Ministério da Justiça, devem criar um programa chamado a "Se Ajudam" por meio do dinheiro público á colocarem em toda nação câmeras de seguranças nas ruas, com o intuito de fiscalizar esses lugares para que haja um monitoramento contra esses malfeitores e assim conceder esses direitos á serem respeitados.

@jheromagnoli @EmillyySilva @GabyyOliver @wagner123 @francis @sixthero @EduardaBeatriz @chihirukiki @douglasJ12 @eurodrigo @Eviih @Gi69 @glauberx1 @GustahTokan @hel0oooo @Jeniffeeee @KISTX @vitoriaca @Willa @LariLuiz @
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#74094
Oi,@maiconpgtu. Espero que esteja bem!

💡》Correção modelo Enem

👉🏽Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

✅CORRETO
❌ERRO/DESNECESSÁRIO
📝CORREÇÃO DO ERRO
🧐OPINIÃO
😉DICA

✍🏽✍🏽INTRODUÇÃO✍🏽✍🏽

NÃO COMECE COM "ATUALMENTE", "HOJE EM DIA" E "ANTIGAMENTE"
👉🏽https://www.stoodi.com.br/blog/redacao/ ... a-redacao/

✅《CONTEXTUALIZAÇÃO》Atualmente, China e Japão são considerados os países que mais tem idosos no mundo por causa da lei que foi vigorada no século XIX por não permitir ❌á ❌📝[a] população ter mais de dois filhos. ✅《TESE》De forma análoga, não é diferente no Brasil por conta que os direitos da terceira idade estão sendo violados tanto pelos cidadãos quanto pelo governo. ✅《ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO》 Assim, essa problemática é causada pela violência e eles ❌serem alvos fáceis á criminoso❌ [ERRO NO FINAL]

Correção de erros na formulação de frases:

Atualmente, China e Japão são considerados os países que mais tem idosos no mundo graças à lei que foi vigorada no século XIX, a qual não permite a população ter mais de dois filhos. De forma análoga, não é diferente no Brasil por conta que os direitos da terceira idade estão sendo violados tanto pelos cidadãos quanto pelo governo. Assim, essa problemática é causada pela violência e devido à facilidade dos criminosos em enganá-los.

🧐SEU TEXTO ESTAVA CHEIO DE "POR".
NÃO ENTENDI A ANALOGIA.
A ESTRUTURA ESTÁ CORRETA, VISTO QUE SEU TEXTO APRESENTA:
✅ CONTEXTUALIZAÇÃO (AINDA QUE EU NÃO TENHA ENTENDIDO)
✅TESE
✅TÓPICO FRASAL

✍🏽✍🏽D1✍🏽✍🏽
a= artigo
O "á" — a com acento agudo —
é usado apenas nas palavras, como: água , áudio, área, etc...
O "à" — a com crase — é usado quando há a junção de dois artigos, isto é, a + a, este precede uma palavra feminina.
Ex: Fui a a padaria. [FUI A ALGUM LUGAR. É A PADARIA, NÃO O PADARIA].
Fui à padaria.
há= tempo.
Ex: Ele mora lá há trinta anos

Pesquise mais sobre isso.

✅《TÓPICO FRASAL》Em primeiro plano, é de grande importância ressaltar que a violência contra a terceira idade é um problema. ✅《 REPERTÓRIO 》Outrossim, de acordo com o jornal Balanço Geral de São Paulo, foi notificada á 📝[à] polícia civil que uma senhora de 70 anos estaria em cárcere privado ❌á❌📝[há] 30 anos sendo submetida a criar 70 cachorros e não ter contato com á família.
✅《FINALIZAÇÃO》Portanto, essa questão deve ser radicado quanto antes para que novas notícias como essa não aconteça novamente.

🧐FALTA A ARGUMENTAÇÃO/ DESENVOLVER MELHOR SEU ARGUMENTO. VOCÊ APENAS APRESENTOU UM REPERTÓRIO, TINHA QUE ARGUMENTAR.

•COMO FAÇO MEUS DESENVOLVIMENTOS•
•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
✅《TÓPICO FRASAL》😉[ESTE CONECTIVO NÃO FICA BOM NO INÍCIO. OUTRA COISA, SE COLOCOU "EM PRIMEIRO PLANO" NO D1 TEM QUE COLOCAR "EM SEGUNDO PLANO" NO D2] Nesse contexto, os cidadãos mais velhos são alvos fáceis para criminosos. ✅《REPERTÓRIO 》Ademais, o Jornal Fantástico 📝[,] no ano de 2020, constou que os assaltantes conseguiam dinheiro de alguns idosos através de um plano, ❌onde❌📝[no qual] os criminosos ficavam nas portas ❌do banco á❌📝[de bancos a] espera dos idosos para ajudar a sacar o dinheiro, ❌porém❌📝["PORÉM" DA IDEIA DE CONTRADIÇÃO] a intuição era clonar os cartões dos senhores quando não percebiam e 📝[,]assim[,] ❌ fazendo assalto❌📝[assaltá-los]. ✅《FINALIZAÇÃO 》Logo, caso não seja resolvida essa questão muitos cidadãos serão alvos desses criminosos

🧐NOVAMENTE, FALTOU A ARGUMENTAÇÃO.

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO✍🏽✍🏽
Dessa forma, a violência e a vulnerabilidade dos idosos devem ser ❌solucionado ❌📝[solucionadas][CUIDADO COM A CONCORDÂNCIA. PESQUISE SOBRE ISSO]. Imediatamente, o ✅《AGENTE》 Governo Federal juntamente com [JUNTAMENTE COM É UMA REDUNDÂNCIA] Ministério da Justiça❌,❌[VÍRGULA INCORRETA, POIS SEPARA O SUJEITO DO VERBO]
✅《AÇÃO》devem criar um programa chamado a "Se Ajudam"📝[,] por meio do dinheiro público ❌á❌ colocarem em toda nação câmeras de seguranças nas ruas, ✅《FINALIZADADE》com o intuito de fiscalizar esses lugares📝[,] para que haja um monitoramento contra esses malfeitores e 📝[,]assim[,] conceder esses direitos á serem respeitados.

A parte grifada significa que ficou estranho.

Sugiro:

Dessa forma, a violência e a vulnerabilidade dos idosos devem são problemáticas que devem ser solucionadas. Imediatamente, o Governo Federal com o Ministério da Justiça, mediante o dinheiro público, devem criar um programa chamado "Se Ajudem", o qual tem como objetivo colocar em toda nação câmeras de segurança nas ruas, com o intuito de fiscalizar esses lugares, para que haja um monitoramento contra os indivíduos que maltratra os anciãos. Somente assim, os direitos dos anosos serão respeitados.

🧐AGORA CREIO QUE ESTÁ CORRETO. SUA CONCLUSÃO ESTÁ COMPLETA, PARABÉNS!

😃ESPERO TER TE AJUDADO, ABRAÇOS! 💖
#74098
Gi69 escreveu:Oi,@maiconpgtu. Espero que esteja bem!

💡》Correção modelo Enem

👉🏽Ressalto que não sou especialista e ainda estou na fase de aprendizagem.

✅CORRETO
❌ERRO/DESNECESSÁRIO
📝CORREÇÃO DO ERRO
🧐OPINIÃO
😉DICA

✍🏽✍🏽INTRODUÇÃO✍🏽✍🏽

NÃO COMECE COM "ATUALMENTE", "HOJE EM DIA" E "ANTIGAMENTE"
👉🏽https://www.stoodi.com.br/blog/redacao/ ... a-redacao/

✅《CONTEXTUALIZAÇÃO》Atualmente, China e Japão são considerados os países que mais tem idosos no mundo por causa da lei que foi vigorada no século XIX por não permitir ❌á ❌📝[a] população ter mais de dois filhos. ✅《TESE》De forma análoga, não é diferente no Brasil por conta que os direitos da terceira idade estão sendo violados tanto pelos cidadãos quanto pelo governo. ✅《ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO》 Assim, essa problemática é causada pela violência e eles ❌serem alvos fáceis á criminoso❌ [ERRO NO FINAL]

Correção de erros na formulação de frases:

Atualmente, China e Japão são considerados os países que mais tem idosos no mundo graças à lei que foi vigorada no século XIX, a qual não permite a população ter mais de dois filhos. De forma análoga, não é diferente no Brasil por conta que os direitos da terceira idade estão sendo violados tanto pelos cidadãos quanto pelo governo. Assim, essa problemática é causada pela violência e devido à facilidade dos criminosos em enganá-los.

🧐SEU TEXTO ESTAVA CHEIO DE "POR".
NÃO ENTENDI A ANALOGIA.
A ESTRUTURA ESTÁ CORRETA, VISTO QUE SEU TEXTO APRESENTA:
✅ CONTEXTUALIZAÇÃO (AINDA QUE EU NÃO TENHA ENTENDIDO)
✅TESE
✅TÓPICO FRASAL

✍🏽✍🏽D1✍🏽✍🏽
a= artigo
O "á" — a com acento agudo —
é usado apenas nas palavras, como: água , áudio, área, etc...
O "à" — a com crase — é usado quando há a junção de dois artigos, isto é, a + a, este precede uma palavra feminina.
Ex: Fui a a padaria. [FUI A ALGUM LUGAR. É A PADARIA, NÃO O PADARIA].
Fui à padaria.
há= tempo.
Ex: Ele mora lá há trinta anos

Pesquise mais sobre isso.

✅《TÓPICO FRASAL》Em primeiro plano, é de grande importância ressaltar que a violência contra a terceira idade é um problema. ✅《 REPERTÓRIO 》Outrossim, de acordo com o jornal Balanço Geral de São Paulo, foi notificada á 📝[à] polícia civil que uma senhora de 70 anos estaria em cárcere privado ❌á❌📝[há] 30 anos sendo submetida a criar 70 cachorros e não ter contato com á família.
✅《FINALIZAÇÃO》Portanto, essa questão deve ser radicado quanto antes para que novas notícias como essa não aconteça novamente.

🧐FALTA A ARGUMENTAÇÃO/ DESENVOLVER MELHOR SEU ARGUMENTO. VOCÊ APENAS APRESENTOU UM REPERTÓRIO, TINHA QUE ARGUMENTAR.

•COMO FAÇO MEUS DESENVOLVIMENTOS•
•TÓPICO FRASAL: É O PRIMEIRO PERÍODO DO DESENVOLVIMENTO, NELE VOCÊ DEVE RETOMAR SEUS ARGUMENTOS NA ORDEM QUE VOCÊ OS COLOCOU NA INTRODUÇÃO. É BEM SIMPLES, PESQUISE SOBRE.
•ARGUMENTAÇÃO:
VALE LEMBRAR QUE PARA ARGUMENTAR BEM, É PPRECISO DEFENDER O SEU PONTO DE VISTA, DIZER AS CAUSAS DO PROBLEMA — 1 NO D.1 E OUTRA NO D.2. PARA ISSO, SE PERGUNTE: "POR QUE ESSE PROBLEMA ESTÁ ACONTECENDO?"
COLOQUE TAMBÉM UMA CONSEQUÊNCIA DO PROBLEMA. SE PERGUNTE: "O QUE ISSO GERA?". NÃO ESQUEÇA DE APRESENTAR UM REPERTÓRIO PARA COMPROVAR O QUE VOCÊ ESTÁ DIZENDO.
•FINALIZAÇÃO: EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA FINALIZAR O DESENVOLVIMENTO. AQUI VAI UMA: DIGA QUE O QUE FOI DITO NO PARÁGRAFO É INADMISSÍVEL, INACEITÁVEL, OU ALGO ASSIM.

✍🏽✍🏽D.2✍🏽✍🏽
✅《TÓPICO FRASAL》😉[ESTE CONECTIVO NÃO FICA BOM NO INÍCIO. OUTRA COISA, SE COLOCOU "EM PRIMEIRO PLANO" NO D1 TEM QUE COLOCAR "EM SEGUNDO PLANO" NO D2] Nesse contexto, os cidadãos mais velhos são alvos fáceis para criminosos. ✅《REPERTÓRIO 》Ademais, o Jornal Fantástico 📝[,] no ano de 2020, constou que os assaltantes conseguiam dinheiro de alguns idosos através de um plano, ❌onde❌📝[no qual] os criminosos ficavam nas portas ❌do banco á❌📝[de bancos a] espera dos idosos para ajudar a sacar o dinheiro, ❌porém❌📝["PORÉM" DA IDEIA DE CONTRADIÇÃO] a intuição era clonar os cartões dos senhores quando não percebiam e 📝[,]assim[,] ❌ fazendo assalto❌📝[assaltá-los]. ✅《FINALIZAÇÃO 》Logo, caso não seja resolvida essa questão muitos cidadãos serão alvos desses criminosos

🧐NOVAMENTE, FALTOU A ARGUMENTAÇÃO.

✍🏽✍🏽CONCLUSÃO✍🏽✍🏽
Dessa forma, a violência e a vulnerabilidade dos idosos devem ser ❌solucionado ❌📝[solucionadas][CUIDADO COM A CONCORDÂNCIA. PESQUISE SOBRE ISSO]. Imediatamente, o ✅《AGENTE》 Governo Federal juntamente com [JUNTAMENTE COM É UMA REDUNDÂNCIA] Ministério da Justiça❌,❌[VÍRGULA INCORRETA, POIS SEPARA O SUJEITO DO VERBO]
✅《AÇÃO》devem criar um programa chamado a "Se Ajudam"📝[,] por meio do dinheiro público ❌á❌ colocarem em toda nação câmeras de seguranças nas ruas, ✅《FINALIZADADE》com o intuito de fiscalizar esses lugares📝[,] para que haja um monitoramento contra esses malfeitores e 📝[,]assim[,] conceder esses direitos á serem respeitados.

A parte grifada significa que ficou estranho.

Sugiro:

Dessa forma, a violência e a vulnerabilidade dos idosos devem são problemáticas que devem ser solucionadas. Imediatamente, o Governo Federal com o Ministério da Justiça, mediante o dinheiro público, devem criar um programa chamado "Se Ajudem", o qual tem como objetivo colocar em toda nação câmeras de segurança nas ruas, com o intuito de fiscalizar esses lugares, para que haja um monitoramento contra os indivíduos que maltratra os anciãos. Somente assim, os direitos dos anosos serão respeitados.

🧐AGORA CREIO QUE ESTÁ CORRETO. SUA CONCLUSÃO ESTÁ COMPLETA, PARABÉNS!

😃ESPERO TER TE AJUDADO, ABRAÇOS! 💖
Obrigado pela correção :D

https://projetoredacaonota1000.com.br/combate-ao-a[…]

GabrielFelix obg💕

TEMA: Exploração trabalhista

GabiSantos eurodrigo anasilva1 Rayanne07 […]

willoliveira thayolivb , Jotaveh , walace […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM