Avatar do usuário
Por melogabxx
Quantidade de postagens
#124193
O "Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na dificuldade dos brasileiros em conseguir trabalho em suas áreas, forçando-os a atuar em outros ramos, tornando assim, o seu diploma inútil. Com isso, emerge um problema sério em virtude da lacuna educacional e a desigualdade social.
Diante desse cenário, ressalta-se que a lacuna educacional é de fato um problema. Hannah Arendt diz em seu livro "A banalidade do mal" que quando o problema ja está muito presente na sociedade, acaba se tornando algo comum, e nenhuma ação é feita para mudar isso. De fato, a lacuna educacional reflete direto no estorvo na hora de arrumar um emprego com seu diploma, pois, nem sempre a qualidade de ensino das escolas são coerentes com as tarefas e habilidades que precisam ser realizadas em seu emprego, tornando a exigência curricular ainda maior.
Ademais, a desigualdade social, é um fator que contribui ainda mais com a carência de oportunidades de emprego. Segundo Durkheim, o papel da educação é formar um cidadão que fará parte do coletivo. Porém, a falta de oportunidade para pessoas de baixa renda e/ou negras, torna evidente a desigualdade social, uma vez que, esses jovens, mesmo estudando, precisam, muitas vezes, conciliar com trabalho para conseguir se manter na graduação. Com isso, estão sujeitos a qualquer possibilidade, mesmo que fora da sua área, enquanto jovens com melhores condições, gastam seu tempo estudando e ganhando experiência, tornando ainda mais difícil a concorrência pela mesma vaga.
Portanto, é necessário que o Estado ofereça um ensino de qualidade e completo, pensando no futuro profissional dos alunos, a partir de grades curriculares mais persistentes ao mercado de trabalho. Ademais, é preciso que os Empregadores, reconheçam e deem mais oportunidades para pessoas de baixa renda com a mesma formação. Desse modo, será evitado a cegueira social de que José Saramago citou.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
59 Exibições
por CamilaAlm
0 Respostas 
97 Exibições
por Thaiscerq
0 Respostas 
53 Exibições
por Samy2418
0 Respostas 
74 Exibições
por Rayanesilvaa
0 Respostas 
95 Exibições
por iasmyn07
0 Respostas 
95 Exibições
por SOUSA2222
0 Respostas 
192 Exibições
por skuvusgsfs
3 Respostas 
155 Exibições
por Gabriel705
1 Respostas 
134 Exibições
por EsmaelM
0 Respostas 
36 Exibições
por Annelima18
Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

o cotidiano do povo brasileiro, tem-se notado car&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM