• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por gabyamwrim
#82570
No filme americano "Dificulty", é retratado vários problemas que pessoas de baixa renda enfrentam, sendo um deles a dificuldade de conseguir seus documentos. Fora da ficção não é diferente, tendo em vista que uma parcela da sociedade ainda não tem um dos documentos mais importantes: o registro civil. Isso ocorre tanto pela falta de acesso aos locais responsáveis quanto pela negligência familiar.
É necessário, mormente, salientar o fato de que o Governo não tem a preocupação em facilitar o acesso ao local onde é feita a retirada de documentos e tampouco se preocupa com o bem-estar das pessoas ao disponibilizar transporte. Em decorrência disso, vários indivíduos acabam desistindo de retirar os documentos ou deixando para depois, o que mostra como a falta de acessibilidade é prejudicial à sociedade. Nesse sentido, é necessário que o Governo se empenhe em atender às necessidades de seus cidadãos.
Outrossim, é imperioso despertar um olhar para a negligência familiar como um elemento motivador do revés. Muitos pais negligenciam esse direito aos seus filhos por falta de informação e, como consequência disso, eles crescem como não-cidadãos e acabam enfrentando empecilhos ao ter a necessidade de outros documentos importantes, como a Carteira de Trabalho, que é indispensável para sua vida profissional futuramente. Diante disso, é notório que haja uma discussão acerca da importância de documentos para a vida futura.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para garantir o acesso à cidadania brasileira. Para isso, o Governo deve investir em campanhas e promover debates acerca da necessidade de obter documentos, em especia, o registro civil, para que todos sejam considerados cidadãos. A mídia também deve ter um papel significativo, investindo em propagandas e comerciais que retratem a dificuldade dos brasileiros de conseguirem ter o seu direito respeitado. A partir dessas ações, é esperado que o Brasil consiga reduzir o número de não-cidadãos no país. [*][*][*][*][*]
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A invisibilidade dos "cidadãos"

A invisibilidade decorrente da falta de registro c[…]

Para começar sua redação, &ea[…]

RubiArtes ,

Certo, muito obrigada!! Por nada!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM